Aparelho explode e deixa paciente ferido em UPA de CG

Um curto-circuito em um aparelho acabou provocando um incêndio em uma das alas da Unidade de Ponto Atendimento (UPA) do bairro Dinamérica, em Campina Grande. O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (23).

De acordo com a assessoria da Prefeitura da cidade, houve uma pane elétrica em um respirador, que entrou em curto-circuito e explodiu na ala vermelha. No local haviam três pacientes, mas um deles já estava em óbito por problemas respiratórios. O rapaz tinha 31 anos e havia dado entrada na última quarta-feira (21). A morte dele não tem relação com o incidente de hoje.

Por sua vez, uma idosa de 79 anos foi encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma de após inalar fumaça durante o incêndio. A vítima, segundo a assessoria da unidade, chegou em estado grave.

Os outros pacientes foram encaminhados para hospitais da cidade.

No momento, o local está passando por limpeza e será periciado em seguida. Depois de retirados os vestígios do incêndio, a UPA será liberada para retomar os atendimentos.

A Prefeitura de Campina Grande se pronunciou, através de nota:

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande esclarece que ninguém ficou ferido em decorrência do princípio de incêndio ocorrido na manhã desta sexta-feira (23) na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h Dr. Adhemar Dantas, que funciona no bairro Dinamérica. As causas do problema estão sendo investigadas pelo Corpo de Bombeiros. Informações preliminares dão conta que um dos aparelhos da Ala Vermelha teria explodido após sofrer uma pane elétrica, provocando a combustão no local.

Todos os pacientes que estavam na UPA do Dinamérica na hora do incidente foram transferidos imediatamente para a UPA do bairro Alto Branco e para o Hospital de Trauma por ambulâncias do SAMU 192. 

Por conta do incidente, os atendimentos na UPA do Dinamérica foram suspensos por uma hora para garantir a segurança dos usuários e profissionais que atuam no serviço. Após esse período, todos os setores deverão voltar a funcionar normalmente. Apenas a Ala Vermelha, que dispõe de quatro leitos, funcionará temporariamente com um único leito para internação.

Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde lamenta o transtorno causado aos pacientes e acompanhantes que estavam na UPA no momento do incidente e informa que irá aguardar o laudo do Corpo de Bombeiros, que deverá apontar as causas do problema no aparelho. Por enquanto, a Secretaria de Saúde garante que seguirá adotando todas as medidas preventivas para evitar problemas dessa natureza.

 

Portal T5

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui