Após dez anos, Paraíba volta a realizar transplante de coração

O paciente doador se encontra no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, onde a equipe médica fará a captação do órgão por volta das 11h.

Após a captação, o coração seguirá para o Hospital Nossa Senhora das Neves, onde após as 13h realizado o transplante em um paraibano de 48 anos de idade.

Além do coração, também foram doados os rins, e o fígado que também serão transplantados em pacientes no mesmo hospital.

Em contato com o Portal MaisPB, o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, comemorou o feito e atribuiu a motivação das equipes e a conscientização da população para a importância da doação de órgãos.

“Temos três equipes para transplante de rins, duas de fígado, uma de coração e uma para medula óssea. Isso decorreu das mudanças administrativas nas coordenações e nas centrais. Isso associadas à motivação da equipe. É um trabalho de conscientização e educação junto às pessoas que na vigência de uma morte encefálica permitisse que os órgãos fossem doados beneficiando e salvando até oito vidas”, enfatizou.

Ainda de acordo com o médico, com o procedimento de hoje, a Paraíba realizará o décimo sexto transplante de fígado e o Estado tem contabilizado um aumento de 450% no número de transplante do órgão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui