Manu Gavassi, Rafa Kalimann ou Thelma Assis. Quem será a grande campeã da edição comemorativa do Big Brother 20? Independentemente de quem o público escolher para levar o prêmio de R$ 1,5 milhão nesta segunda-feira (27), a Globo comemora o sucesso da atual temporada, que já é considerada histórica ao bater recordes, consagrar as mulheres e discutir temas como feminismo e racismo.
O resultado se reflete na audiência, que teve média de 24 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão), quatro a mais que o BBB 19 (cada ponto do Kantar Ibope equivale a 260.558 domicílios). "O clima de Copa do Mundo, com pessoas gritando nas varandas foi algo que me surpreendeu muito", diz o apresentador Tiago Leifert.
É claro que a quarentena adotada em grande parte do país por causa do novo coronavírus em meados de março deu uma forcinha ao programa. Sem novelas, programas inéditos e campeonatos de futebol, o Big Brother se tornou a única novidade para se ver na TV aberta.
Mesmo antes do isolamento social, porém, o reality já vinha dominando as conversas nas redes sociais, nas ruas e nas famílias. O que pode explica isso? Um conjunto de fatores. A começar pelo principal diferencial da atual temporada que foi misturar famosos e anônimos na casa.
A estratégia não é exatamente nova. No início dos anos 2000, o SBT fez a Casa dos Artistas e a Record, desde 2009, leva ao ar A Fazenda, com famosos, em sua maioria, bem longe do auge. A Globo foi por um caminho semelhante. Quis chamar influenciadores digitais e youtubers com o objetivo de atrair um público mais jovem.
Conseguiu alguns nomes de peso como Bianca Andrade, conhecida do público como Boca Rosa, Rafa Kalimann, Mari Gonzalez e o hipnólogo Pyong. E colheu os frutos dessa combinação entre anônimos e famosos logo no início com o tão comentado Teste de Fidelidade, o principal marco do BBB 20.
Ao avaliar que seria muito difícil vencer em um Paredão contra participantes que já tinham milhões de seguidores fora da casa, o jogador de futebol Hadson lançou a estratégia de usar Lucas para seduzir as famosas casadas do programa. Desta forma, elas se queimariam diante do público.