Câmara encerra Oficina Marcos Jurídicos ministrada pelo Interlegis

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), por meio da Escola do Legislativo Celso Furtado, encerrou na tarde desta quinta-feira (6) a Oficina ‘Marcos Jurídicos’ promovidas pelo Interlegis, programa do Senado Federal. O evento começou na última terça-feira (4) e reuniu parlamentares, assessores e servidores de casas legislativas de vários municípios paraibanos e de duas cidades de Pernambuco.

Durantes três dias, o professor e Doutor Honoris Causa em Gestão Pública, Luís Fernando Pires Machado, do Programa Interlegis, abordou temas voltados para a organização do município, dos Poderes, atribuições da gestão municipal, referentes a políticas públicas, funcionamento das câmaras, competências e obrigações dos vereadores, além de normas do processo legislativo.

O professor Luís Fernando discorreu sobre esses e outros assuntos, tendo como base a Lei Orgânica do Município de João Pessoa (LOA) e o Regimento Interno (RI) da CMJP, que nos últimos dois anos passaram por análise e revisão. Os participantes puderam tirar dúvidas, responder enquetes e debater sobre diversos dispositivos relacionados aos direitos do consumidor, atribuição dos conselhos municipais, aumento do subsídio dos parlamentares, fundos especiais, produção legislativa, entre outros.

O diretor da Escola do Legislativo da Câmara, vereador Lucas de Brito (PV), destacou que o trabalho da comissão especial que vem revisando o Regimento Interno e a Lei Orgânica agora vai poder ser concluído com as contribuições que essas oficinas trouxeram, a partir da experiência e conhecimento do professor Luís Fernando. “Foram três dias muito proveitosos. Isso mostra que a Escola do Legislativo está no caminho certo de fortalecer essa parceria com o Senado federal, trazendo oficinas gratuitas, professores qualificados e disponibilizando cursos de ensino à distância, que movimentam a Casa e capacitam seus servidores e parlamentares”, afirmou.

Já o presidente da CMJP, vereador João Corujinha, ressaltou que o Poder Legislativo demonstrou, mais uma vez, que a valorização do servidor público é uma prioridade da atual gestão. Segundo ele, eventos como esse só trazem beneficio aos vereadores, à instituição e a sociedade. “A Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa são documentos que regem o dia a dia da cidade e da gestão pública. Por isso, precisam ser atualizados e aperfeiçoados. E quem ganha com isso é o povo de João Pessoa”, assegurou.

Rômulo Santana, é assessor especial da Escola do Legislativo, afirmou que a equipe do Interlegis deu uma grande contribuição na melhoria desses dois projetos que ainda estão em discussão na Casa. “Tirando como base essas discussões, o trabalho poderá ser mais aprimorado com relação à revisão da LOA e RI”, avaliou. Além da Capital, as oficinas reuniram servidores e vereadores de Cabedelo, Bayeux, Mamanguape, Rio Tinto, Caaporã, Dona Inês, Montadas, Patos, Brejo dos Santos, Sousa e representantes das câmaras de Condado e Abreu e Lima, do Estado de Pernambuco.

O professor Luís Fernando é especialista em processo legislativo do Senado Federal, tem Doutorado em Direito Penal e Garantias Constitucionais, além de ser pesquisador da USP em SmartcitiesBR. No final do evento, os participantes receberam certificados de conclusão das oficinas.

""

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui