Delegacias da Mulher na Paraíba participam de ação contra violência doméstica

A polícia Civil da Paraíba, através da Coordenação das Delegacias da Mulher no Estado – Coordeam – está participando de um evento conhecido como “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”. Esse movimento acontece em todo o mundo e na Paraíba ganhou alguns dias a mais – começou no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e vai até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Em João Pessoa e outros municípios paraibanos estão sendo realizadas ações educativas, como palestras e distribuição de panfletos com abordagem em locais de grande movimento, como bares, restaurantes, terminais de ônibus, escolas, feiras livres e empresas.

Segundo a delegada Maísa Félix, coordenadora da Coordeam, as ações na Paraíba acontecem durante o ano todo, mas ganham uma programação especial em momentos como este. “Estamos trabalhando durante todo o ano com atividades ininterruptas pelo combate à violência contra a mulher”, assegurou.

As Delegacias da Mulher fazem parte de uma rede de enfrentamento à violência doméstica, que é formada não só pela Secretaria da Segurança e Defesa Social, mas inclui a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, o Ministério Público, Universidade Estadual da Paraíba, entre outras instituições parceiras.

Uma verdadeira caravana de proteção à mulher está percorrendo diversos municípios em todas as regiões da Paraíba para esclarecer a população sobre a Lei Maria da Penha e reciclar servidores das Delegacias para um atendimento humanizado à mulher vítima de violência. “Temos o projeto Tecendo Redes, do qual fazemos parte com outras Secretarias e instituições para levar conhecimento e ampliar nossa rede de atendimento em todo o Estado”, disse a delegada Maísa Félix.

A campanha já percorreu cidades como Campina Grande, Sousa, Cajazeiras, Patos, Pombal, Uiraúna, São José de Piranhas, São Vicente do Seridó, Sapé, Riachão do Poço, Sobrado, Bananeiras e vários outros municípios paraibanos, sempre levando profissionais multidisciplinares para palestras e oficinas nessas localidades.

“Nosso objetivo é dar continuidade a essas ações não só na Capital, mas em todo o Estado da Paraíba, para que cada vez mais a população tenha conhecimento e consciência de que a violência contra a mulher e qualquer tipo de violência ou preconceito são crimes. Todo e qualquer tipo de violência deve ser denunciado ainda nos primeiros atos”, concluiu.

A campanha

A campanha é uma mobilização global da sociedade civil que, no Brasil, é um pouco maior: começa no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e vai até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A ideia é sensibilizar, mobilizar o ativismo e compartilhar conhecimento e inovação para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo.

Violência contra as mulheres e de gênero

Existem diversas formas de violência contra as mulheres. As mulheres trans, lésbicas e bissexuais vivem situações violência por estarem fora da “norma” ditada pela sociedade em que vivemos. No caso das mulheres negras, o racismo, que está na base da nossa sociedade, também se manifesta através da violência em diversas situações.

Violência doméstica

“Qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial” (Lei Maria da Penha – 11.340/06).

Denúncia, atenção e acolhimento

Se não existir Delegacia Especializada da Mulher (DEAM) na sua cidade, procure a delegacia de polícia mais próxima. Denuncie qualquer situação de violência! Você pode salvar uma vida!

197 (denúncia anônima) Polícia Civil

190 (emergência) Polícia Militar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui