Deputado federal Efraim Filho quer diminuir limite de empréstimo

O deputado federal paraibano Efraim Filho (Democratas) afirma que vai solicitar redução do limite de endividamento para contratação de crédito consignado dos idosos com idade superior a 65 anos, bem como a ampliação do prazo para 180 meses dessas operações bancárias .

“Hoje o idoso pode comprometer 30% da sua renda para pagamento de parcelas de crédito consignado e prazos que podem chegar aos 120 meses. O que estaremos solicitando é a adoção de prazos maiores e comprometimento menor, algo em torno de 20% da renda, permitindo que o idoso continue contratando o seu empréstimo, mas ficando com a maior parte do seu salário” Justificou Efraim.

Segundo o deputado com essa adequação os idosos poderão dispor de mais recursos, com o menor comprometimento da sua renda mensal, reduzindo assim a inadimplência e melhorando a qualidade de vida dessas pessoas que passam por um momento delicado nessa fase da vida com grandes gastos com medicamentos e planos de saúde.

Efraim ainda ressaltou que bancos e financeiras vão cumprir o seu papel ao apoiarem essa ideia de ofertar crédito de forma responsável.

Em maio de 2018, 34,5% dos brasileiros com mais de 61 anos de idade estavam com contas atrasadas, segundo levantamento nacional da Serasa Experian. É um resultado menor do que a média da população brasileira, de 39,9%, porém maior do que o registrado para essa faixa etária dois anos atrás.

Segundo Seras Experian a fatia de adultos maduros inadimplentes caiu e a de idosos subiu. O calote dos idosos, que era 32,1% em maio de 2016, atingiu 34,5% no mesmo mês deste ano, uma alta de 2,4 pontos percentuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui