Em 2019, 62 pessoas morreram por câncer de mama em João Pessoa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa apresentou, nesta quarta-feira (9), dados sobre a realização de mamografias e a oferta de serviços de prevenção ao câncer de mama na Capital. Com o tema ‘Cuide-se o ano todo’, a apresentação aconteceu no auditório da Estação das Artes, anexo à Estação Cabo Branco, e faz parte da programação alusiva à Campanha Outubro Rosa, em combate ao câncer de mama.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica de João Pessoa, já foram registrados, preliminarmente, 96 casos de câncer de mama e 62 óbitos decorrentes da doença este ano. No ano passado, foram 250 casos diagnosticados e 77 óbitos, enquanto em 2017, foram 220 casos e 64 óbitos.
A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 240 novos casos de câncer de mama no município em 2019, o que representa uma taxa de incidência de 57,41 para 100 mil mulheres residentes em João Pessoa. Em todo o Brasil, a estimativa é de 59.700 novos casos este ano, ou seja, a taxa de incidência é de 51,29 para cada 100 mil mulheres brasileiras.

Para o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, é importante que as mulheres procurem os serviços para realizarem os exames, sendo o modo mais eficaz para a detecção do câncer de mama. “O cuidado não deve ser apenas em outubro, mas durante o ano todo e, para isso, temos oferta de mamografia e políticas de prevenção de janeiro a dezembro. Além do cuidado com a mama, as mulheres devem manter uma rotina de cuidado integral com a saúde”, afirmou.

A Rede Municipal de Saúde oferta 5,6 mil mamografias mensalmente, somando um total de mais de 67 mil ao ano, porém, ainda há uma baixa procura pelo exame. No primeiro semestre deste ano, foram realizadas 10,4 mil mamografias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui