Fortes chuvas que caem na Capital preocupam população e Defesa Civil está em alerta máximo para evitar tragédias

A população de João Pessoa acordou apreensiva hoje. E tem razão, pois o volume de chuvas que caíram na Capital, em apenas seis horas,  já ultrapassa 55 milímetros.  Importante lembrar que  no dia 13 de fevereiro, o volume foi de 100 milímetros, só que em 24 horas, e naquele dia esse volume correspondeu ao esperado por todo o mês de fevereiro.

As informações foram passadas pelo coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela. O registro das chuvas correspondem ao período entre 2h30 até às 8h30 desta segunda. O bairro com maior precipitação foi o do Altiplano. Embora várias ruas estejam alagadas na cidade, não houve registro de nenhuma ocorrência.

A maior problemática dessas chuvas torrenciais está no escoamento do grande volume  de água e zonas de alagamento rotineiras em ruas de João Pessoa . O perigo se inicia com o transbordamento das galerias pluviais.  Em 13 de fevereiro os constrangimentos foram grandes. Engarrafamento, asfalto cedendo, que por pouco não culminou em tragédia, pois um carro foi “engolido” por um enorme buraco, registro de quedas de árvores, dentre outros problemas.

A situação chegou a ser tão grave que transeuntes foram flagrados em vídeo “pescando” com  as mãos tilápias próximo ao Terminal de Integração. Os peixes apareceram  após serem levados a partir da Lagoa por galerias pluviais que descem pela Rua Padre Azevedo em direção ao Rio Sanhauá.   

Pontos de alagamento foram registrados em todas as áreas da cidade e lentidão no trânsito da Capital nesta segunda-feira

Além disso, semáforos apagados ou intermitentes têm deixado o trânsito, que já fica difícil em dias como esse, ainda mais lento.

De acordo com informações da Semob, há lentidão em todas as alças do viaduto do Cristo, na Josefa Taveira, principal avenida de Mangabeira, na BR-230 a partir da passarela do Centro Administrativo, sentido João Pessoa x Cabedelo, além do trânsito estar bloqueado por grande acúmulo de água no cruzamento da Antônio Rebelo Júnior com a Epitácio Pessoa.

A frente da estação da CBTU em João Pessoa também está totalmente alagada, impedindo o fluxo de pedestres. A Companhia ainda informou que por conta da forte precipitação, continua sem previsão de retorno a circulação normal dos trens que vão da estação ferroviária no Varadouro para Cabedelo, na Região Metropolitana da capital. Já o trem entre Cabedelo e Mandacaru está operando com restrições pois em Mandacaru a via está totalmente alagada. Os trens continuam operando apenas entre Santa Rita e Joao Pessoa. Já os VLTs estão trafegando normalmente entre Santa Rita e João Pessoa e entre Mandacaru e Cabedelo e vice versa. (continua após a foto)

""

Avenida Epitácio Pessoa com grande acúmulo de veículos (Foto: Reprodução Whatsapp)

Prevenção, limpeza de galerias, retirada de árvores caídas e poda

A Coordenadoria Municipal Defesa Civil iniciou no final de semana  o trabalho preventivo de alagamentos, além da manutenção e limpeza na Capital. No sábado (30), as ações contemplaram o bairro João Agripino, com a limpeza e desobstrução da galeria ´Crista da Barreira’, com a equipe da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). No bairro do Rangel estão sendo retirados entulhos de casebres demolidos. Já na comunidade Tito Silva, o trabalho de limpeza continua sendo realizado com máquinas.

Outro trabalho que vem sendo realizado pela Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), é a retirada de árvores caídas em vários pontos da Capital, por conta das fortes chuvas desta última semana. Além dessa limpeza, também tem sido feito um trabalho preventivo de acidentes na poda de árvores que ameaçam cair.

Além da Defesa Civil Municipal, fazem parte do programa as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes), e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), além da Semob, onde são desenvolvidas ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.

O que se pode evitar em dias de chuva para garantir a segurança e a vida

Se por um lado essas chuvas podem aliviar o calor, por outro podem causar muitos estragos. Por isso, foram algumas dicas para esse período em que devemos redobrar a atenção. Qualquer ocorrência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 ou Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Cuidados nos dias de chuva

É preciso tomar algumas precauções simples em dia de chuva forte. Se estiver na rua,  busque rapidamente um local seguro – em nível mais elevado e protegido da chuva.

Também é importante evitar ficar sob árvores, fios de alta tensão ou coberturas de postos de gasolina e não tentar atravessar vias inundadas, seja a pé ou de carro.

Motoristas

Mantenha as mãos no volante o tempo todo, pois com a pista molhada é necessário ter ainda mais controle sobre o carro

Se ocorrer aquaplanagem diminua a velocidade e mantenha a direção reta

Mantenha sempre as borrachas do para-brisa em dia

Redobre a atenção. Falar no celular ou mexer no rádio, nem pensar!

Dirija devagar, de acordo com a velocidade da via, se houver necessidade diminua mais

Siga os demais carros que estão na pista. Se houver algum buraco na estrada, a chuva impossibilitará que você o veja

Cuide sempre da manutenção dos pneus. Pneus carecas e velhos são ainda mais perigosos em situações como esta. Mantenha também os sulcos do tamanho correto e calibrados

Não freie bruscamente ou faça ultrapassagens e manobras arriscadas

Mantenha uma distância segura do veículo a sua frente, para caso haja algum acidente, você conseguir desviar a tempo

Acenda os faróis, mesmo que de dia. Eles ajudam a sua visibilidade e de outros motoristas.

Caso a chuva esteja muito forte, procure um local para estacionar seu veículo.

Cuidados Pessoais

Redobre os cuidados com o vestuário. Dê preferência para os sapatos fechados e roupas leves que permitam a circulação de ar

Tenha sempre à mão um guarda-chuva

Evite pisar em poças de água, elas podem conter sujeiras e causar doenças

Se pegar uma chuva, tire os sapatos e enxugue bem os pés para evitar micoses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui