Idosos comemoram carnaval no Centro Social Urbano de Mandacaru

Frevo, purpurina, fantasias e muita animação marcaram o baile de carnaval promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) para os idosos do Centro Social Urbano (CSU) do bairro de Mandacaru, nessa quarta-feira (19). Cerca de 100 idosos dançaram ao som da orquestra Gambiarra do Frevo relembrando os tradicionais bailes carnavalescos da capital paraibana.

"É um momento de festejar e relembrar os bailes de carnaval que com o passar do tempo estão deixando de existir ou se transformando em blocos e outras formas de festejar o Carnaval", observou o gerente operacional dos Centros Sociais Urbanos, Jamil Richene.

Segundo o gerente, "este ano procuramos resgatar essa cultura através de momentos de lembranças desta celebração que é tradicional em todo o país. Assim como, através dos bailes, promover a integração dos nossos grupos de idosos. Hoje, por exemplo, o Grupo de Idosos aqui do CSU de Mandacaru está recebendo o Grupo de Idosos do Centro Integrado de Cruz das Armas [CICA]. Fortalecendo os nosso grupos e integrando as nossas equipes", finalizou.

A pensionista Ozélia Batista, 71, relatou que adorava festejar o carnaval quando criança. "Eu fazia uma saia de papel bem curtinha, colocava um sutiã com brilho e brincava com os meninos que batiam em uma lata. Nós pedíamos moedas às pessoas nas casas. Hoje, com máscara e neste baile, eu me sinto revivendo os tempos de criança. Todos os anos eu participo do carnaval do grupo de idosos do CICA".

Já Clarisse Fernandes,76, lembra dos blocos da juventude. "Eu sempre pulei muito Carnaval no bairro do 13 de Maio onde morava. Eu me fantasiava, saia nos blocos, amanhecia o dia, se possível. Hoje eu participo todos os anos do Carnaval do CSU, o baile é maravilhoso! Depois que eu fiz cirurgia no coração eu não devo fazer muito esforço, deixei até de fazer algumas atividades, mas eu não deixo de brincar", enfatizou.

A Gerência Operacional dos Centros Sociais Urbanos iniciou o calendário de bailes carnavalescos, na terça-feira(18), com o baile de carnaval do CSU da cidade de Santa Rita, que recebeu os idosos do CSU Geisel, de João Pessoa. Nesta quinta-feira (20), encerra a semana o baile do Centro de Atividades e Lazer Padre Juarez Benício, que recebe os idosos do CSU do Rangel.

Planejamento 2020 – a Gerência dos CSU's informa ainda que os cursos profissionalizantes oferecidos nos centros do estado retornam no mês de março. Para 2020, há a previsão do retorno das escolinhas de futebol e ainda de atividades voltadas para a cultura. Os centros que já desenvolvem atividades estruturadas para crianças, adolescentes e idosos, este ano vão ampliar as ações voltadas para a juventude.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui