Mais de 500 mil fiéis devem participar da Romaria da Penha neste sábado em JP

Mais de 500 mil fiéis devem participar neste sábado (24), da 255ª Romaria da Penha. A caminhada possui um percurso de 14 km, e começa às 22h em frente à igreja de Lourdes, na avenida João Machado, no Centro, e termina no Santuário da Penha, na orla da capital. 

Garantindo a segurança, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) preparou um esquema reforçado para o evento religioso. A Sedurb cadastrou 80 comerciantes informais para trabalhar no evento religioso. Não será permitida a venda de bebida alcoólica nem comercialização de bebidas em garrafas de vidro.

No que compete à fiscalização, pelo menos 150 homens da PMJP estarão atuando na segurança da Romaria. São 50 agentes de controle urbano da Sedurb, que vão fiscalizar desde a montagem das barracas na sexta-feira, além de todo o percurso do evento religioso, bem como a desmontagem das estruturas. Tudo deverá ser desmontado no domingo, até as 18h.

Já a Semusb garantiu pelo menos 100 guardas municipais que, a partir das 15h30 do sábado já estarão em atividade, dando suporte na concentração de fiéis no entorno da Igreja de Lourdes, em Jaguaribe. A Guarda Municipal também vai atuar com postos fixos em pontos estratégicos do percurso e com motopatrulhamento durante a Romaria, distribuídos em locais de maior concentração de romeiros: Santinha da Avenida Pedro II, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Praça da Paz, no contorno do Mangabeira Shopping e em frente ao Santuário da Penha, além de um Posto de Operação Policial (POP), instalado no campo da Penha, para monitorar a área da missa campal.

Saúde – Cinco equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão a postos para atender a população durante a Romaria da Penha. Serão duas Unidades de Suporte Básico de Vida (USB), uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e duas duplas de motolâncias (quatro unidades). As ambulâncias e motolâncias acompanharão todo o percurso da romaria em pontos estratégicos. Além da Unidade de Saúde da Família (USF) da Penha, a Unidade de Pronto Atendimento Especialidades (UPA-E) Dr. Luiz Lindbergh Farias, dos Bancários, e o Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), que estarão preparados para dar o suporte necessário aos fiéis que irão participar da 255ª Romaria da Penha.

 Trânsito – A Semob elaborou um esquema especial de transporte e trânsito. Mais de 100 agentes de mobilidade urbana vão realizar as intervenções necessárias no percurso e orientar os condutores. No Centro, as interdições começam a partir das 16h do sábado (24), com interdição parcial da Avenida João Machado entre a Rua das Trincheiras e Avenida Tabajaras. A circulação será impedida em uma das faixas no sentido Centro/bairros, permitindo a organização dos trios elétricos. O aumento na aglomeração de fiéis implicará no avanço dos bloqueios, levando a uma interdição total da Avenida a partir das 21h.

Ao longo do roteiro até o Santuário, haverá bloqueios em diversas vias cujos sentidos são direcionados à rota do percurso. Isso deve evitar congestionamentos e riscos aos romeiros. Os motoristas serão orientados pelos agentes no local, mas há rotas indicadas para dois pontos específicos, pois deverão ser interditados ainda durante a tarde. O Santuário da Penha estará totalmente interditado a partir das 7h do sábado (24). Será permitida apenas a circulação de veículos que contarem com o adesivo de permissão de acesso.

Transporte – Os fiéis que pretendem voltar para casa utilizando o transporte coletivo urbano vão contar com uma frota de 135 ônibus que circularão a partir das 4h, saindo da entrada da Penha, na PB-008. Serão 100 veículos da Transnacional, que farão rotas para Mangabeira e Centro, e 35 da Marcos da Silva, que irão até o Terminal de Integração do Varadouro (TIV) pelas avenidas Beira Rio e Epitácio Pessoa.

Os ônibus ficarão estacionados na PB-008, próximos do posto de combustíveis “Federal”.  Os pontos de taxi também estarão na rodovia estadual, situados à direita do posto, no sentido Altiplano. As linhas do Tetéu estarão operando normalmente durante toda a madrugada do domingo. Equipes da Seção de Fiscalização de Transporte Público (SEFTP) vão controlar a saída dos veículos, bem como o embarque e desembarque de passageiros.

Infraestrutura – Ao passarem pela Avenida Sérgio Guerra, principal via dos Bancários, os romeiros poderão conferir a nova tecnologia, que deixou a cidade mais iluminada. Com investimentos de aproximadamente R$ 290 mil, a principal avenida dos Bancários recebeu iluminação LED instalada em 72 postes e 144 luminárias. A ação, além de proporcionar uma melhor infraestrutura ao evento religioso, também auxilia o trabalho da segurança da Romaria.

Limpeza – Mais de 120 agentes estão trabalhando desde a semana passada, entre a Avenida João Machado (Centro) até o Santuário da Penha, somando cerca de 14 quilômetros. Nesta semana as equipes realizaram os últimos reparos e a pintura de meio fio em todo percurso. A Operação de Limpeza programada envolve inclui roço, capinação, catação, coleta e pintura de meio fio, além do recolhimento de entulhos e podas de todo o trajeto com equipamentos de grande porte como caçambas e retroescavadeiras, além da instalação de contêineres na Penha. Dentro do planejamento da Emlur também foram destinadas equipes para executar a limpeza durante a procissão. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui