Navio-Tanque que integra operação Amazônia Azul poderá ser visitado no Porto de Cabedelo

Neste final de semana estará disponível para visitação no Porto de Cabedelo o Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”, da Marinha do Brasil. A visitação poderá ser feita nesta sábado (30) e domingo (1º) das 14h às 17h. A entrada para visitação é gratuita.

A embarcação chegou ao berço 107 no último dia 22 de novembro e é utilizado para dar apoio logístico às Forças Navais, em particular o abastecimento de outras embarcações.

Com 135 metros de comprimento, o navio também integra a operação “Amazônia Azul – Mar limpo é vida”, que tem como objetivo mapear regiões atingidas pelas manchas de óleo, como também cooperar com ações de recuperação das áreas marítimas atingidas na costa brasileira.

Uma das principais missões do “Almirante Gastão Motta” é a Transferência de Óleo no Mar (TOM), uma operação de reabastecimento que transfere óleo diesel a outras unidades navais em operação. Com isso, as embarcações podem aumentar a autonomia, permanecendo mais dias no mar.

O navio teve sua quilha batida em 11 de dezembro de 1989 e foi incorporado à Marinha em 26 de novembro de 1991. Além dos 135 m de comprimento, ele tem 19 m de largura e 10.320 toneladas de deslocamento (carregado), sendo operado por 121 tripulantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui