Neymar volta à Champions para tentar colocar o PSG em outro patamar

Antes da entrega do Prêmio Laureus, em Berlim, Arsène Wenger, um dos técnicos mais conceituados do futebol europeu, comentou o retorno de Neymar ao Paris Saint-Germain na partida desta terça-feira, diante do Borussia, nas oitavas de final da Liga dos Campeões, às 17h (horário de Brasília). "Quando Neymar está em campo, ele é fantástico. O problema é que, quando março chega, ele nunca está lá", disse o ex-técnico do Arsenal.

A ironia do treinador francês resume a dúvida que paira sobre Neymar. Ele só esteve em um mata-mata importante de seu clube nas duas últimas temporadas. Ausente em 2018 e 2019 por conta de lesões, Neymar tenta fazer um ajuste de contas com seu passado recente. Em sua terceira temporada no clube francês, Neymar ainda não conseguiu colocar o PSG – nem ele próprio – em outro patamar. Ele tem sete jogos – considerando-se as oitavas de final, quartas, semi e uma eventual final – para se reafirmar.

Se conduzir o PSG ao título será certamente lembrado como um dos candidatos para o prêmio de melhor jogador do mundo. Sucesso. Em um ano sem Copa do Mundo, no qual as atuações pelos clubes contam muito, ele pode chegar forte à briga. Se fracassar, seu projeto de trocar o Barcelona pelo PSG para ser o melhor do mundo ficará pelo caminho mais uma vez. Fracasso. Obviamente o jogador contratado por 222 milhões de euros em 2017 ainda tem tempo, não se trata de vida e morte. Com 28 anos completados no dia 5 de fevereiro, ele terá mais chances pela frente de se recuperar. Mas é o retrospecto negativo, de ausências nos momentos decisivos, que torna o momento importante.

A história quase se repetiu pela terceira vez nesta temporada. Os franceses viveram dias de tensão com receio de que Neymar novamente fosse desfalque. Por causa de um problema na costela, o craque não atua desde o dia 1.º de fevereiro. Ele ficou fora dos últimos quatro jogos, diante do Nantes, Lyon e Amiens, pelo Campeonato Francês, e Dijon, pela Copa da França. Mas ele está na lista dos jogadores convocados para a partida na Alemanha. Desde o início da temporada, esta foi a terceira lesão de Neymar.

Na disputa da Liga dos Campeões, o cenário é favorável para o time francês. Barcelona e Real Madrid não parecem imbatíveis. Juventus e Bayern não são dominantes nos torneios locais. O time a ser batido é, sem dúvida, o Liverpool, mas vai dividir as atenções com o Campeonato Inglês, sua obsessão na temporada. Questionado pelo site da Fifa se o PSG é o mais poderoso das últimas temporadas, Neymar se esquivou. "Eu não diria que o mais poderoso, mas percebo um ambiente diferente, como com mais confiança, e isso ajuda muito no dia a dia", afirmou.

Wagner Ribeiro, empresário responsável pela carreira de Neymar durante vários anos, obviamente aposta na recuperação do craque. "O momento do auge de qualquer jogador é disputar uma Champions. Para o Neymar, contratado pelo maior valor pago em uma transferência, a responsabilidade é grande, mas ele sempre correspondeu. E cresce mais ainda em jogos decisivos."

Dentro de campo, Neymar voltou a ser protagonista. Nesta temporada, já são 13 gols e seis assistências em todas as competições. As boas atuações serviram para resgatar parte do prestígio perdido com a tentativa frustrada de se transferir para o Barcelona no início da temporada. Vale lembrar que ele começou jogando sob vaias e xingamentos. Ele vem sendo notícia pelo que faz como jogador não como celebridade. O retrospecto do brasileiro com o PSG na Liga dos Campeões enche os franceses de otimismo: são nove gols em 15 jogos e só três derrotas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui