Em Brasília

No primeiro dia de trabalho, deputados pedem criação de duas CPIs

Foram protocolados pedidos de CPIs para investigar contratos do BNDES e rompimento da barragem de Brumadinho

No primeiro dia de trabalho, deputados pedem criação de duas CPIs

No primeiro dia de trabalho da atual legislatura, deputados recém-empossados protocolaram na Mesa Diretora da Câmara dois pedidos de instauração de comissões parlamentares de inquérito (CPIs). São solicitações de investigação sobre o rompimento da barragem de Brumadinho (MG) e contratos do BNDES.

O primeiro passo agora é conferir se não há duplicidade de assinaturas. São necessárias assinaturas de 171 deputados (1/3 do total de 513 parlamentares). A Constituição exige ainda que as comissões tenham fato determinado e prazo certo de funcionamento.

Um dos pedidos foi registrado pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) com o objetivo de auditar contratos internacionais firmados pelo governo brasileiro nos últimos anos. “Queremos avaliar contratos feitos com Cuba, com ditaduras africanas e empréstimos do BNDES à Venezuela, que foram muito mal explicados. Quanto se gastou? Que tipo de benefício o Brasil teve?”, disse Macris.

Brumadinho

Deputada de primeiro mandato, Joice Hasselmann (PSL-SP) protocolou pedido para criar uma CPI sobre o rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), que causou a morte de 134 pessoas até o momento. “Trabalhei rapidamente e coletei mais de 200 assinaturas, mais do que as 171 necessárias”, disse.

Segundo ela, o objetivo é iniciar as investigações por Brumadinho e estendê-las a todas as regiões do País onde existam barragens do mesmo tipo. “É um tipo de crime que não pode mais acontecer”, finalizou.

Outras Notícias

Marília Mendonça surge em foto rara de biquíni e faz pedido aos fãs
21/01/2019 16:00
Entretenimento

Marília Mendonça surge em foto rara de biquíni e faz pedido aos fãs

A cantora Marília Mendonça surpreendeu os fãs ao publicar nas redes sociais duas fotos em que aparece pegando uma cor na praia.

Leia mais
Ministério Público investiga suposta ‘farra de combustível’ em prefeitura da PB
08/02/2019 14:00
Política

Ministério Público investiga suposta ‘farra de combustível’ em prefeitura da PB

Conforme a edição 1614 do Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público da Paraíba (MPPB) a autarquia investiga supostas irregularidades em prefeituras do estado. A informação foi confirmada no...

Leia mais

Comentários