Paraíba tem cinco casos confirmados de sarampo e 35 em investigação

A Paraíba tem cinco casos de sarampo confirmados e outros 35 em investigação, segundo o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros. Os casos confirmados envolvem três homens e duas mulheres, com idades de 24 a 45 anos, sendo um deles residente no município de Barra de São Miguel e quatro em João Pessoa. Em todo o país, segundo o Ministério da Saúde, 3.909 casos foram confirmados nos últimos 90 dias. 

Dois dos pacientes estiveram em Pernambuco antes de começar a manifestar os sintomas da doença e outros dois estiveram em São Paulo. Apenas um paciente não tem histórico de viagem. Além disso, uma paciente de 32 anos, residente em João Pessoa, era vacinada.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa febril, aguda e contagiosa, de transmissão respiratória, e que pode ser fatal, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade. Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso.

A doença pode ser evitada por meio de vacina. Em João Pessoa, a vacina é oferecida nas seguintes unidades: USF Integrada Cruz das Armas, USF Integrada Estação Saúde (Ernesto Geisel), USF Integrada Mangabeira, USF Integrada Viver Bem (Treze de Maio), USF Integrada Santa Clara (Castelo Branco) e Centro Municipal de Imunizações (Torre).

As unidades de saúde da família funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Já o Centro de Imunizações funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui