Paraibanas se apresentam na programação do Festival de Música Clássica na tarde desta sexta-feira

As paraibanas Felícia Coelho e Isabella Perazzo se apresentam na programação da tarde do 6º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope). O evento acontece nesta sexta-feira (30), na Primeira Igreja Batista, no Centro da Capital, a partir das 15h. Todas as informações relativas ao Festival estão disponíveis no site: http://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/.
 
Sob os aplausos do público presente no Mosteiro de São Francisco, a Orquestra da Ação Social pela Música, unidade Alto do Mateus, emocionou todos presentes no concerto, nesta quinta-feira (29). Na plateia, além de admiradores da música clássica, mais de 100 crianças da Escola Municipal Oscar de Castro, em Cruz das Armas, marcaram presença. Durante toda essa semana, mais de 600 crianças passaram pelo evento, que oferece a oportunidade de conhecer mais sobre a música erudita. A apresentação aconteceu no Mosteiro de São Bento, Centro da Capital.
 
O grupo interpretou clássicos de Mozart, Luiz Gonzaga, Bizet, Caponegro, entre outros. A Orquestra formada por estudantes de 6 a 16 anos do projeto Ação Social Pela Música do Brasil (ASMB), Núcleo João Pessoa, que atende atualmente 140 crianças na capital paraibana. Além do Alto do Mateus, o Ação Social Pela Música do Brasil passou a atuar também no bairro de Mangabeira, no Centro Cultural Tenente Lucena, onde outros 70 alunos têm a mesma assistência do Alto do Mateus, na Casa da Pólvora e no Gervásio Maia (Centro Cultural Gervásio Maia).
 
Com os olhos atentos na apresentação, Thailane Farias, de apenas 11 anos, revelou que seu sonho é tocar para um grande público, assim como ela viu no Festival realizado pela PMJP. “É simplesmente maravilhoso ver um público com tantas pessoas assim e eu olhando tudo com um grande desejo de também participar de algo assim. Atualmente eu toco na Banda Marcial da minha escola e tenho certeza que nós ainda iremos nos apresentar em vários lugares. Esse concerto me inspirou a acreditar nos meus sonhos”, disse emocionada a estudante da Escola Municipal.  
 
Além das crianças, muitos idosos participaram da apresentação. É o caso de Maria Francisca, que diz ter se lembrado da época quando era mais jovem. “A música traz esse resgate aos tempos da minha juventude, me passa uma paz, uma tranquilidade. Eu não poderia vir sozinha, por isso, trouxe minha família toda, pois quero que eles também sintam essa emoção”, revelou a dona de casa.
 
A PMJP tem trabalhado para oferecer o acesso à música para as crianças da Rede Municipal de João Pessoa, motivando desde a infância a cultura musical. “O festival inclui dentro da sua programação a participação de diversas crianças. Isso faz parte do evento, não só trazer artistas internacionais, mas, sobretudo, voltado para as crianças, dando a oportunidade de ter um contato inicial com a música clássica, e assim, fazendo uma formação de público”, disse o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, que participou do evento.
 
Já na Primeira Igreja Batista, o grupo Artesan Trio trouxe obras de grandes músicos, a exemplo de Krieger, Marx, Oswald e Mendelssohm. A formação é Fruto da constante colaboração camerística dos três intérpretes (Sandra Cabral de Aquino, Felipe Avellar de Aquino e José Henrique Martins) que, ao longo dos anos, vêm explorando o repertório de seus respectivos instrumentos nas mais diversas formações. O grupo é formado por docentes do Departamento e Música da UFPB e tem o propósito de explorar o repertório tradicional, como também de ampliar o repertório para violino, violoncelo e piano.
 
Festival – Sucesso de público e crítica em cinco edições, o Festival conta novamente com um leque de artistas consagrados no Brasil e no exterior. Esses notáveis músicos se apresentam dentro das mais belas igrejas de João Pessoa, a terceira capital mais antiga do país, além de pontos turísticos da Capital Paraibana. Ao todo, são 20 apresentações, ambientadas no belíssimo cenário das igrejas históricas, como os templos de São Bento, do Carmo, da Misericórdia, Batista e de São Francisco.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui