Prefeitura de João Pessoa suspende transporte coletivo e manda fechar estabelecimentos

A Prefeitura de João Pessoa anunciou que a partir deste sábado (21) o transporte coletivo está suspenso na capital. Outras medidas também foram anunciadas nesta sexta-feira (20), como o fechamento de bares, restaurantes, lanchonetes, clubes sociais, salões de beleza, clínicas de estética, casas noturnas, de festas ou de espetáculos. A decisão é válida por 15 dias, podendo ser prorrogada.

O fechamento de bares e restaurantes resultou do diálogo da administração municipal com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-JP) e com o Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação (Seha-JP). As entregas por delivery estão mantidas, desde que adotadas as medidas estabelecidas pelas autoridades de saúde de prevenção ao contágio.

Na orla de João Pessoa, os quiosques também devem deixar de funcionar. Lanchonetes, bares e restaurantes de hotéis seguirão em funcionamento, mas apenas para uso exclusivo dos hóspedes, preservando as recomendações de higienização e distanciamento entre mesas.

Em reunião entre a Superintendência de Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) ficou acordada as paralisação temporária do serviço, reduzindo a circulação de pessoas.

“A Organização Mundial de Saúde tem tratado o novo coronavírus como inimigo da humanidade, um inimigo invisível. A luta deve ser permanente e o esforço coletivo. Ninguém gostaria de tomar medidas tão duras, mas é necessário que sejam tomadas, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Quando vidas estão em risco, não há tempo a perder”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.

Congressos e exposições também ficam proibidos na capital paraibana. O decreto também prevê a redução no número de pessoas que atuam em call centers. Prazos para sindicâncias, processos e recursos administrativos, inclusive tributários, estão temporariamente suspensos.

"Comércio

"Comércio

Comércio dentro de shopping de João Pessoa — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução/Arquivo

 

Outras medidas adotadas pela prefeitura de João Pessoa

 

Nesta quinta-feira (19), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), já havia anunciado medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Segundo o anúncio, os shoppings centers devem ser fechados a partir de segunda-feira (23), por pelo menos 15 dias, e o comércio deve ter redução de três horas no horário comercial a partir desta sexta-feira (20). A medida foi anunciada um dia depois da confirmação do primeiro caso do vírus na Paraíba.

Segundo Cartaxo, a medida da redução do horário comercial foi discutida junto a representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas da capital (CDL-JP). O novo expediente vai ser das 9h às 15h e a redução visa diminuir o fluxo de consumidores nas ruas e de passageiros nos ônibus.

O prefeito também determinou a abertura de um edital voltado às instituições de longa permanência que acolhem idosos. Vão ser destinados R$ 600 mil para aquisição de equipamentos e insumos que contribuam com a prevenção ao novo coronavírus.

Além disso, os restaurantes populares de João Pessoa vão passar a entregar refeições em marmitas, com orientação para consumo em casa. No caso específico das pessoas em situação de rua, a alimentação vai ser oferecida gratuitamente, também em recipientes descartáveis, com maior espaçamento entre as mesas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui