Previdência: Bolsonaro propõe idade mínima de 62 anos para homens e 57 para mulheres

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (3) que a "ideia inicial" do governo para aprovar uma reforma da Previdência é estabelecer de forma gradativa idade mínima para aposentadoria de 62 anos para homens e 57 para mulheres.

Segundo o presidente, o objetivo é aumentar em um ano a idade mínima atual (60 anos para homens e 55 para mulheres) assim que a reforma for aprovada e em mais um ano em 2022.

O projeto de reforma da Previdência enviado à Câmara pelo governo Michel Temer previa idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, proposta esta alterada posteriormente pela comissão especial que analisou o projeto: 65 anos para homens e 62 para mulheres.

"Todos vão ter que contribuir um pouco para ela [reforma] ser aprovada. O que pretendemos é, ao você botar no plano a reforma, passar um corte até 2022, essa é a ideia inicial. Aí seria aumentar para 62 anos homens, e 57, mulheres, não de uma vez vez só, um ano a partir da promulgação e um ano a partir de de 2022", afirmou o presidente nesta quinta-feira.

Sistema em 'colapso'

Segundo Bolsonaro, o sistema previdenciário entrará em "colapso" em dois ou três anos se não houver a reforma. Pela previsão do governo, as contas da Previdência Social registrarão déficit de R$ 308 bilhões neste ano, por exemplo.

Sobre quando pretende enviar ao Congresso a proposta de reforma, o presidente disse defender que a Câmara analise o projeto já aprovado pela comissão especial, em maio de 2017, mas que não avançou desde então por falta de acordo entre os partidos.

"O que nós queremos é aproveitar a reforma que já está na Câmara e começou com o senhor Michel Temer, mas vamos rever alguma coisa porque a boa reforma é aquela que passa na Câmara e no Senado, não a que está na minha cabeça ou na da equipe econômica", afirmou.  G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui