SECA

Regiões da Paraíba têm aumento da severidade da seca, aponta estudo

A Paraíba teve um aumento da severidade da condição de seca grave entre as regiões da Borborema e Agreste, é o que aponta o Monitor de Secas, coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Regiões da Paraíba têm aumento da severidade da seca, aponta estudo

A Paraíba teve um aumento da severidade da condição de seca grave entre as regiões da Borborema e Agreste, é o que aponta o Monitor de Secas, coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA). Segundo o estudo, no Litoral também houve a expansão da área de seca fraca. Os impactos são de curto prazo na faixa leste e de curto e longo prazo nas demais áreas ao interior paraibano.

O estudo ainda revela que entre novembro e dezembro, a Paraíba teve um aumento da área com seca, que passou a abranger todo o território. Em termos de anomalias de precipitação, houve chuvas inferiores à média histórica na faixa centro-sul do Maranhão e do Piauí, oeste do Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, sul do Ceará, além de todo o território de Tocantins, Bahia, Alagoas, Sergipe e Minas Gerais.

Por outro lado, chuvas acima da média histórica foram observadas em locais isolados do oeste e norte do Maranhão, centro-norte do Piauí e Ceará. Nas demais áreas, as precipitações observadas ficaram próximas à média histórica.

Monitor de secas em novembro e dezembro de 2019.

Monitor de secas – coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA), com o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos. Na Paraíba, a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) é o órgão que atua no Monitor de Secas. A ferramenta vem sendo utilizado para auxiliar a execução de políticas públicas de combate à seca.

Outras Notícias

PRF apreende ônibus escolar usado para levar adultos a enterro
09/02/2019 17:00
Cidades

PRF apreende ônibus escolar usado para levar adultos a enterro

Um ônibus escolar da prefeitura de Santa Terezinha foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba por estar servindo para transporte ilegal. A apreensão aconteceu no km 5 da...

Leia mais
Governo Federal libera R$ 1,9 milhão para cirurgias eletivas na Paraíba
29/07/2019 11:56
Cidades

Governo Federal libera R$ 1,9 milhão para cirurgias eletivas na Paraíba

Valor representa 1,94% do total que foi liberado para todo o país. Medida foi publicada no Diário Oficial da União.

Leia mais

Comentários