SINTUR

Sintur-JP volta a receber declaração estudantil para recargas no cartão de passagem

A Procuradoria Geral de João Pessoa afirmou através de um parecer que as empresas de transporte coletivo da capital paraibana devem aceitar a declaração.

Sintur-JP volta a receber declaração estudantil para recargas no cartão de passagem
Foto: Reprodução

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP) voltou a receber, nesta terça-feira (23), a declaração de vínculo para realizar as recargas no cartão de passagem de estudantes. A Procuradoria Geral de João Pessoa afirmou através de um parecer que as empresas de transporte coletivo da capital paraibana devem aceitar a declaração como forma para o usuário adquirir a meia-passagem para os ônibus. O documento foi divulgado pela prefeitura nessa segunda-feira (22), porém foi assinado na última quinta-feira (17).

O procurador-geral adjunto Rodrigo Clemente assinou o documento e se baseou na decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), do dia 27 de março deste ano, que suspendeu uma lei municipal que obrigava o uso da carteira estudantil para adquirir a meia-passagem.

Conforme argumentou o procurador no parecer, o TJ considerou que a meia-passagem é uma forma de viabilizar o acesso à educação, com isso esse direito não pode ser condicionado à aquisição de um produto, no caso, a carteira de estudante.

Ainda de acordo com o procurador, o STF entendeu, em decisões anteriores, que cabe ao Município regulamentar a questão referente à meia-passagem ou gratuidade em transportes coletivos locais. Por isso, segundo ele, a suspensão judicial do trecho da lei estadual da meia-entrada não deve interferir nesse ponto.

Outras Notícias

José de Abreu quer pedir habeas corpus preventivo para não ser preso
07/03/2019 15:59
Entretenimento

José de Abreu quer pedir habeas corpus preventivo para não ser preso

O ator José de Abreu, de 72 anos, quer pedir um habeas corpus preventivo antes de chegar ao Brasil, segundo informações da colunista Mônica Bergamo, do jornal "Folha de S. Paulo".

Leia mais
Mulheres são presas por assediarem transexual em banheiro de bar nos EUA
10/01/2019 17:00
Mundo

Mulheres são presas por assediarem transexual em banheiro de bar nos EUA

Infelizmente, a população trans é uma das mais vulneráveis socialmente quando o assunto é agressão. Os casos podem partir, inclusive, de grupos também suscetíveis a algumas formas de opressão, como...

Leia mais

Comentários