SMS realiza primeira reunião de balanço do ano com Gerentes Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza na tarde desta quarta-feira (6), a partir das 13h30, a primeira reunião de balanço do programa Gerente Saúde do ano de 2019. A reunião acontecerá no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, e contará com a participação de gestores da SMS e diretores dos Distritos Sanitários.
 
Dentro da reunião, os Gerentes Saúde também serão capacitados sobre a importância da imunização como forma de prevenção para mais qualidade de vida, com acompanhamento e controle desde a chegada dos imunobiológicos na Unidade de Saúde até a inserção no sistema da dose aplicada.
 
A secretária adjunta da SMS e coordenadora do programa Gerente Saúde, Ana Giovana Medeiros, explica que durante as reuniões de balanço, gestores e profissionais dialogam sobre as diversas demandas da população, avaliando o que foi realizado e o que pode ser melhorado.
 
“Hoje realizamos nossa primeira reunião de balanço do ano e esse é o momento de reforçar e orientar sobre os serviços e fluxos da rede, dando ênfase ao processo de trabalho com base nos base nos indicadores do Ministério da Saúde”, comenta Ana Giovana Medeiros.
 
Programa – Lançado no início de 2017, o Programa Gerente Saúde já atende a 100% das Unidades de Saúde da Família (USF), obtendo uma avaliação positiva pela população pessoense, gestores e profissionais de saúde.
Os profissionais do programa Gerente Saúde atuam como agentes multiplicadores de um serviço mais humanizado oferecido pela PMJP e facilitam os serviços para que os pacientes não demorem aguardando a realização de consultas e exames, gera economia de recursos, materiais e de tempo, além de criarem um vínculo especial dos usuários com a rede.
 
Dentro do programa, os usuários das USFs participam de uma pesquisa para avaliar o serviço, após os atendimentos, criando o Índice de Satisfação dos Usuários. Mais de vinte perguntas compõem o critério de avaliação do serviço, entre elas, há os indicadores de maior peso, que afere o atendimento profissional, acolhimento no serviço (atendimento na recepção), percepção de medicamentos, visita dos agentes comunitários de saúde e tempo de atendimento. Cada um dos itens avaliados tem um peso de nota, o que dá a média para avaliação.
 
Referência Nacional – Iniciado em formato piloto em março de 2017, o Programa Gerente Saúde será adotado, com critérios semelhantes, em todo o País. Previsto em portaria da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) de setembro do ano passado, a figura do gerente, já incorporada pela Capital paraibana, foi pactuada como norma em reunião com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde em março do ano passado, se consolidando como uma referência para todos os municípios brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui