VACINAÇÃO

Todos os grupos de risco podem se vacinar contra gripe a partir desta segunda, em João Pessoa

Período é a segunda fase da 21ª edição da campanha e a meta é imunizar 90% dos grupos de risco.

Todos os grupos de risco podem se vacinar contra gripe a partir desta segunda, em João Pessoa
Foto: Reprodução

Todas as pessoas que integram um dos grupos de risco da Campanha de Vacinação contra a gripe podem se vacinar a partir desta segunda-feira (22), em João Pessoa. Essa é a segunda fase da 21ª edição da campanha e a meta é imunizar 90% dos grupos de risco, o que representa 211.566 pessoas.

Até dia 31 de maio devem ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais de idade, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes também integram os grupos de risco e devem receber a dose. Para esses dois públicos a campanha teve inicio no dia 10 de abril, com um período de vacinação exclusivo.

A vacina da gripe protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS): o A/H1N1; A/H3N2; influenza B. Para ser vacinado o usuário deve compor um dos grupos prioritários para vacinação e comprovar estar inserido no grupo no momento da imunização.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais que devem apresentar, no ato da vacinação, a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Profissionais de saúde que atuam na rede privada e professores precisam comprovar o vínculo, seja apresentando a carteira do conselho profissional ou declaração da instituição privada especificando cargo/função desempenhada na empresa, no caso dos profissionais da saúde, ou a apresentação do contracheque para comprovar a profissão para os professores.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Outras Notícias

Ministério Público Federal pede anulação de concurso da UFPB
Adolescente morre enquanto dormia após barranco desabar e derrubar parede de quarto
10/01/2019 10:10
Cidades

Adolescente morre enquanto dormia após barranco desabar e derrubar parede de quarto

Um adolescente de 14 anos morreu, na manhã desta quinta-feira (10), após ser soterrado em um desabamento de terra, na casa onde morava, em Manaus. Segundo informações do corpo de bombeiros, o...

Leia mais

Comentários