URGENTE: STJ decide libertar engenheiros da barragem da Vale em Brumadinho

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu uma liminar na tarde desta terça-feira 5 determinando a libertação dos engenheiros André Yassuda e Makoto Namba e o geólogo Cesar Augusto Paulino Grandchamp, que estavam presos desde a semana passada suspeitos de fraudar laudos técnicos para a Vale, permitindo operações na mina Córrego do Feijão, que rompeu em Brumadinho (MG).

Também foram afetados pela decisão os gerentes operacional e de meio ambiente da mineradora, Rodrigo Artur Gomes de Melo e Ricardo de Oliveira. Segundo o STJ, a decisão foi unânime a favor dos acusados. “Todos os ministros ressaltaram a gravidade do fato ocorrido e a comoção social causada pela tragédia. No entanto, a turma entendeu que não há fundamentos idôneos para as prisões”, diz a Corte, em nota.

Relator do caso, o ministro Nefi Cordeiro argumentou que “os engenheiros e funcionários da Vale já prestaram declarações, já foram feitas buscas e apreensões e não foi apontado qualquer risco que eles pudessem oferecer à sociedade”. Ele foi acompanhado pelos colegas Laurita Vaz, Sebastião Reis Júnior, Rogério Schietti Cruz e Antonio Saldanha Palheiros.

Na decisão que determinou a prisão dos acusados, a juíza Perla Saliba Brito afirmou não ser “crível” o rompimento da barragem de acordo com os fatos relatados por Yassuda, Namba e Grandchamp em relatório. “Não é crível que barragens de tal monta, geridas por uma das maiores mineradoras mundiais, se rompam repentinamente, sem dar qualquer indício de vulnerabilidade”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui