MUNDO

Vaticano discute nesta semana abusos cometidos por religiosos

No sábado (16), o Vaticano anunciou que a Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington (EUA) Theodore McCarrick, de 88 anos

Vaticano discute nesta semana abusos cometidos por religiosos
Reuters

Ontem (17), durante a celebração pública, o papa Francisco pediu orações a todos. Segundo ele, todos devem assumir suas responsabilidades diante de “um desafio urgente do nosso tempo”.

De acordo com o Vaticano, o encontro pretende adotar ações concretas e decisões em nome da justiça e verdade. Em recente discurso ao Corpo Diplomático na Santa Sé, o papa ressaltou que "abusos contra menores" constituem um dos piores e mais vis crimes possíveis.

O presidente da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores, cardeal Seán O'Malley, disse que a reunião marcará o momento de desenvolvimento de um caminho claro para a Igreja, baseado em verdade, justiça e maior transparência.

Segundo O’Malley, a conferência "é dirigida principalmente aos bispos", que "têm grande responsabilidade" sobre a questão, mas, ao mesmo tempo, leigos e mulheres "especialistas no campo do abuso darão sua contribuição e ajudarão a entender o que precisa ser feito para garantir transparência e responsabilidade".

Os quatro dias de reuniões serão marcados por temas específicos: deveres e atitudes pessoais dos bispos; a comunidade dos bispos e da sua solidariedade; na terceira etapa, o papa Francisco participa e ao final, uma espécie de balanço do encontro.

Outras Notícias

Sargento da PMPB é preso preventivamente após se negar a trabalhar em horário de almoço
25/01/2019 12:50
Cidades

Sargento da PMPB é preso preventivamente após se negar a trabalhar em horário de almoço

Durante audiência de custódia, a Justiça decretou a prisão preventiva do 2º sargento Leandro, da Polícia Militar da Paraíba (PM). Lotado no 4º Batalhão da PM, o militar teria descumprido uma ordem...

Leia mais
Pastor tem carro roubado durante encontro com amante
24/12/2018 15:00
Entretenimento

Pastor tem carro roubado durante encontro com amante

Um caso polêmico tem chocado os moradores da cidade de Arapongas na região metropolitana de Londrina (PR). Um pastor evangélico que não teve a sua identidade revelada, teve seu veiculo roubado...

Leia mais

Comentários