Venda de produtos à base de maconha em farmácias beneficia 55 milhões de pessoas, diz Abrace

A Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace Esperança) em João Pessoa avaliou que a liberação da Anvisa para venda de produtos a base de maconha em farmácias vai permitir que pelo menos 55 milhões de brasileiros com doenças crônicas possam ter acesso aos medicamentos.

A única associação do Brasil com autorização judicial para o cultivo da maconha para uso medicinal acredita que a liberação anunciada nesta terça-feira (3) vai pôr fim a uma demanda reprimida que a empresa tinha de cerca de 10 anos.

Cassiano Teixeira, diretor da Abrace Esperança, acredita que com a regulamentação da cannabis pela Anvisa, a entidade vai poder corresponder à busca pelos óleos e demais produtos à base de maconha. "O que muda é que nós não estamos mais dando conta da procura pelo medicamento, então é muito bem-vindo que outras empresas venham a produzir para que desafogue um pouco a nossa demanda e ninguém fique sem o produto", afirmou Cassiano.

A Abrace Esperança, localizada no bairro dos Ipês, na capital paraibana, atende atualmente aproximadamente 2.900 pacientes de todas as regiões do Brasil. Do total de pacientes atendidos pela Abrace, cerca 340 recebem o medicamento gratuitamente, uma contrapartida social da instituição.

"Com esse marco regulatório, que vai permitir esse uso e produção por outras empresas, a Abrace vai continuar se adaptando à resolução com investimento em equipamentos de controle de qualidade, como sempre fez, e fica no aguardo de que a Anvisa conceda as autorizações", destacou.

Ainda conforme Cassiano Teixeira, mesmo com a regulamentação da Anvisa, a associação não venderá os produtos em outras farmácias além das farmácias próprias da instituição.

 

"Óleos

Óleos feitos a partir da maconha são preservados em temperatura controlada na Abrace Esperança — Foto: André Resende

"Eu acredito que a gente não vai vender nosso produtos em outras farmácias além das próprias da associação porque o objetivo da Abrace é vender para os associados, então vamos continuar vendendo o produto para as pessoas que já estão conosco", frisou Cassiano.

O diretor da associação comentou que a regulamentação do cultivo da maconha no Brasil por meio de uma outra resolução ajudaria a baixar o custo da produção dos canabinóides, porque os insumos são importados, porém na mesma reunião da diretoria colegiada da Anvisa que aprovou a venda de produtos em farmácias, foi rejeitado o cultivo de maconha para fins medicinais no Brasil.

Por 3 votos a 1, a proposta foi arquivada pela agência reguladora. Com a decisão, fabricantes que desejarem entrar no mercado vão precisar importar o extrato da planta.

 

Liberação da Anvisa

A regulamentação aprovada por unanimidade na Agência Nacional de Vigilância Sanitária é temporária, com validade de três anos. A norma passa a valer 90 dias após a sua publicação no "Diário Oficial da União". De acordo com a resolução, os produtos liberados poderão ser para uso oral e nasal, em formato de comprimidos ou líquidos, além de soluções oleosas. A norma não trata do uso recreativo da maconha.

A regulamentação impede que a cannabis seja manipulada em farmácias de manipulação. A comercialização ocorrerá apenas em farmácias e drogarias sem manipulação, que venderão mediante prescrição médica. A resolução da Anvisa cria uma nova classe de produto sujeito à vigilância sanitária: "produto à base de cannabis". Ou seja, durante os três anos de validade, os produtos ainda não serão classificados como medicamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui