Volume do Açude de Boqueirão aumenta 3 cm após cheia no Rio Taperoá, no Cariri da PB

Uma recarga de três centímetros foi registrada na lâmina d’água do açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, no Cariri paraibano. De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs-PB), a recarga aconteceu após um aumento no volume do Rio Taperoá, motivado pelas chuvas desta terça (5) e desta quarta-feira (6), em Cabaceiras, na mesma região. A recarga corresponde a 349.471 m³ de água.

O açude, que tem capacidade para armazenar até 411.686.287 m³ de água, atualmente está com 20,41% da capacidade total, o que corresponde a 84.042.582 m³, de acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

Ainda segundo o Dnocs, as águas continuam chegando ao açude e a previsão é que haja ainda mais recarga nos próximos dias.

O açude de Boqueirão é usado para abastecer a população de Campina Grande e outros 18 municípios do Agreste, beneficiando cerca de 1 milhão de habitantes, segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa).

Bombeamento da Transposição suspenso

 

O bombeamento da água da Transposição do Rio São Francisco para o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, foi suspenso pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). De acordo com a pasta, a suspensão ocorreu desde a última sexta-feira (1), para ajustes e verificações do funcionamento dos equipamentos hidromecânicos.

 

Segundo o ministério, o reservatório tem tranquilidade hídrica para assegurar o atendimento das regiões beneficiadas, e a variação do volume de água entregue pelo Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco no Rio Paraíba, em Monteiro, não prejudica o abastecimento da população da Paraíba atendida pelo sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui