Paraíba: 25 escolas Cidadãs Integrais se tornarão técnicas em 2022

O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo

Vinte e cinco escolas Cidadãs Integrais se tornarão técnicas em 2022, ou seja, oferecerão cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo nesta segunda-feira (10). Serão implantados cursos nas áreas de Turismo; Hospitalidade e Lazer; Recursos Naturais; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Controle e Processos Industriais. O chefe do Executivo ressaltou que essa expansão de escolas torna a Paraíba o primeiro estado do Brasil em oferta de Ensino Médio em Tempo Integral. Em 2022, ao todo serão ofertadas 75 mil vagas nas ECIs.

João Azevêdo recordou que em 2018 a Paraíba tinha 100 Escolas em Tempo Integral, já em 2019 o número foi ampliado para 153 escolas neste modelo, em 2020 eram 229 escolas e em 2021 chegou ao patamar de 302 Escolas Integrais na Paraíba, com investimentos de mais de R$ 20 milhões. “Nós triplicamos o número de Escolas Cidadãs Integrais no estado. Em 2018, eram 100 e em 2021 tinham 302 escolas, sendo 175 integrais e 127 técnicas. Trabalhamos fortemente com a proposta de que a universalização das escolas integrais teria que chegar a todos os municípios. E conseguimos realizar, ou seja, todas as 223 cidades paraibanas possuem, pelo menos, uma escola em Tempo Integral. Queremos agora que 50% dessas escolas integrais sejam escolas Técnicas Integrais. Iremos preparar a nossa juventude para que ela dispute o mercado de trabalho”, observou o governador.

João Azevêdo ainda ressaltou que essa expansão de escolas fez com que a Paraíba se tornasse o primeiro estado do Brasil em oferta de Ensino Médio em Tempo Integral. “E vamos ampliar ainda mais esse número. Serão mais 25 escolas nesse modelo que farão a diferença na vida de muitos jovens. Fico muito feliz por termos nos tornado o estado brasileiro com maior número de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral”, comemorou.

E o governador também comentou sobre a convocação de professores para a Rede Estadual de Ensino. “É bom lembrar que estamos chamando agora mais 65 professores aprovados naquele concurso de 2019. Eles vão ocupar cargos efetivos em 13 Regionais de Ensino. Professores fiquem atentos que no Diário Oficial do dia 29 de janeiro será publicada essa convocação”, afirmou.

Para o secretário da Educação Claudio Furtado, “transformar a Rede Estadual de Ensino na maior rede de ensino integral, é fruto dos investimentos do Governador na Educação. Hoje, ao compararmos com outros estados, temos o maior percentual de matrículas do Ensino Médio em tempo integral do Brasil, um resultado que dá oportunidade aos estudantes de se desenvolverem em currículo acadêmico diferenciado, despertando as habilidades para o mundo profissional”, disse.

O Modelo – O Programa Escola Cidadã Integral é um novo modelo de escola pública que tem a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral). É uma política pública e está inserida no Plano Nacional de Educação, de acordo com a meta 6: “Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos (as) alunos (as) da educação básica” e também no Plano Estadual de Educação.

O programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida. Essas escolas são organizadas com salas temáticas, laboratórios de informática e ciências, e outros espaços de vivências, onde os jovens podem transitar, a partir do seu projeto de vida, em suas competências cognitivas e socioemocionais, de forma a desenvolver as suas potencialidades, sempre apoiado no protagonismo juvenil.

Escolas Cidadãs Integrais Técnicas – Dentro dessa proposta, existem também as Escolas Cidadãs Integrais Técnicas. Elas seguem o mesmo modelo que a Escola Cidadã Integral, mas têm como diferencial os cursos técnicos, que visam à formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.

O Programa de Educação Integral tem um currículo diversificado e com organização curricular flexível. O currículo escolar conta com as disciplinas obrigatórias da base, parte diversificada, componentes integradores e também as disciplinas eletivas que são elencadas a partir da escolha dos estudantes de acordo com seu interesse na aptidão.

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