Festival Internacional de Música Clássica é encerrado com participação do maestro João Carlos Martins

O 6º Festival Internacional de Música Clássica será encerrado neste sábado (01) com a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e participação especial do maestro João Carlos Martins. A partir das 17h, o Parque da Lagoa será palco de grande emoção. Após uma semana que contou com 20 apresentações, incluindo a participação de renomados músicos reconhecidos em âmbito internacional, além de masterclasses gratuitas, ministradas por grandes nomes da música no mundo, mais uma edição de sucesso chega ao fim, com uma avaliação extremamente positiva.
 
O Festival, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), reuniu apresentações nas igrejas mais tradicionais da cidade e nos pontos turísticos da Capital. Foi uma semana de fomento à cultura e a música clássica. “Nesta edição nós conseguimos melhorar ainda mais a visibilidade do evento, trazendo músicos como João Carlos Martins, uma pessoa que integra não só a música no Brasil, mas também encabeça vários projetos sociais. O resultado desta edição é extremamente positivo e é fruto de todo um investimento cultural feito nos últimos anos com a Orquestra Municipal e o projeto Ação Social pela Música”, destaca Laércio Diniz, regente titular da OSMJP e um dos diretores do Festival.
 
Neste sábado, o maestro João Carlos Martins vai reger a OSMJP, marcando o encerramento do evento. O maestro ocupa um lugar ímpar no cenário musical brasileiro, tendo sido considerado um dos maiores intérpretes de Bach do século XX pela crítica internacional, do qual registrou a obra completa para teclado.
 
Suas gravações estiveram muitas vezes entre as mais vendidas e jornais como New York Times, Washington Post e Los Angeles Times sempre dedicaram reportagens entusiasmadas pela sua personalidade artística. João Carlos Martins é o único músico brasileiro que teve a sua vida registrada por cineastas europeus por duas vezes, com “Die Martin’s Passion”, uma co-produção franco-alemã dirigida por Irene Langman, assistida por mais de um milhão e meio de pessoas na Europa e vencedora de vários festivais internacionais, e “Revêrie” dos cineastas belgas Johan Kenivé e Tim Herman.
 
Após mais uma edição de sucesso, já foram iniciados os preparativos para o próximo ano. “Anualmente cria-se uma grande evolução de público, de músicos, e o evento já está consolidado no calendário dos grandes festivais internacionais de música clássica. Além de proporcionar uma programação diferenciada aos moradores da Capital, o Festival divulga nossa cidade para o mundo inteiro e isso é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde a primeira edição. Após o encerramento, já iniciamos os preparativos para a edição do ano seguinte, com as melhores expectativas”, ressalta Maurício Burity, diretor-executivo da Funjope.
 
Serviço
Encerramento 6º Festival Internacional de Música Clássica
Local:
Parque da Lagoa Solon de Lucena
Intérpretes:
Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa – Grupo – Brasil
Regente
João Carlos Martins
 
Programa
L. van Beethoven Concerto nº 5 para piano – Imperador 2º movimento Adágio Solista: João Carlos Martins Regência: Laércio Diniz J. S. Bach Jesus Alegria dos Homens Regência: João Carlos Martins P. Mascagni Cavalleria Rusticana (Intermezzo) L. van Beethoven Sinfonia nº 5 (4º Movimento) D. Shostakovich Valsa nº 2 Nigel Hess Ladies in Lavender Astor Piazzola Adios Nonino

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui