Depois de negar ajuda, Moro envia Força Nacional ao Ceará

Após madrugada violenta de ataques a ônibus e estabelecimentos no Ceará, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, determinou no fim da manhã desta sexta-feira (4/1), o envio de 300 homens e 30 viaturas da Força Nacional para o estado. Os homens serão enviados ainda nesta sexta para o Ceará, onde devem ficar por 30 dias, prazo que pode ser prorrogado.

Em nota divulgada no fim da noite de quinta (3/1), o ministro havia negado o envio imediato de tropas federais para o Ceará, mas disse que a Força Nacional foi mobilizada “para se deslocar ao estado em caso de deterioração da segurança”. Mais cedo, o governador Camilo Santana (PT) pediu o envio do Exército para conter a onda de crimes.

A Polícia Militar registrou mais 11 ataques em Fortaleza entre a noite de quinta-feira (3/1) e o início da madrugada de sexta (4/1). O caso mais grave terminou com um suspeito morto e um policial baleado após troca de tiros na rodovia CE-010. Nova tentativa de explosão de viaduto e ataques a agências bancárias e órgãos públicos também foram relatados

De acordo com a Polícia Militar, a troca de tiros entre os criminosos e policiais ocorreu na CE-010, na Grande Fortaleza. O grupo tentava destruir o fotossensor do radar de velocidade instalado na rodovia quando foi surpreendido pelos militares que patrulhavam a região. Um dos suspeitos foi atingido e morreu no local. Um PM foi baleado na perna e socorrido para o Instituto Doutor José Frota. O estado de saúde dele é desconhecido.

A Polícia Militar apreendeu um revólver calibre .38. Os demais criminosos fugiram do local.

Ao longo da noite e madrugada, os militares atenderam chamadas de ataques a tiros a agências bancárias e tentativas de incêndios por toda a capital.

A onda de crimes começou um dia depois de o titular da recém criada Secretaria da Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, dizer que não reconhecia facções no estado e que não separaria mais os presos de acordo com a ligação com essas organizações. Os grupos criminosos são os principais suspeitos de serem os autores dos ataques. Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui