Açude de Boqueirão recebe mais de 11 milhões de m³ de água

As chuvas que caíram na Paraíba e encheram os rios Taperoá e Paraíba, elevaram significativamente, o volume de água do Açude Epitácio Pessoa localizado no município de Boqueirão, no Cariri paraibano.
Em menos de 24h, o açude, responsável pelo abastecimento de mais de um milhão de pessoas distribuídas nas cidades de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, recebeu 11 milhões de m³ de água.

Segundo os dados a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o volume passou de 68.669.436,52 milhões m³ de água para 80.201.203,41 m³ e representa um aumento de cerca de 60 mm na lâmina de água do reservatório.

O açude, construído há mais de 55 anos pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), está com 17,19% da capacidade total de armazenamento que é de 466.525.964 mm. Na última segunda-feira, o manancial estava com pouco mais de 14% de sua capacidade.

Conforme a agência, as águas que entraram no manancial têm origem das chuvas que caíram em municípios do Cariri do estado desde a quarta-feira (8) e foram levadas ao manancial por meio do Rio Taperoá. Vários moradores filmaram a cheia de um dos principais afluentes do Epitácio Pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui