A 4ª Promotora de Justiça de Patos, Mariana Neves Pedrosa Bezerra, do Ministério Público da Paraíba, pediu o arquivamento de ações contra Dinaldinho, que foi afastado do cargo de prefeito desde o dia 14 de agosto de 2018 por decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba a pedido do Ministério Público da Paraíba.
O afastamento se deu em meio a investigações da Operação Cidade Luz, que apontou a existência de fraudes nos contratos de iluminação pública da cidade de Patos.
A decisão, segundo a promotora foi baseada no fundamento de que na ação civil pública não havia a comprovação de que houve a prática de ato de improbidade administrativa.
Vale ressaltar que na decisão de arquivamento a promotora destaca que futuramente a ação pode vir a ser reaberta em virtude do aparecimento de novas informações e dados relevantes para a continuidade das investigações.
Também é válido lembrar que o arquivamento foi da ação Civil, o processo criminal, que culminou com o afastamento de Dinaldinho da prefeitura, continua tramitando.