Apenas 47% dos moradores de João Pessoa cumprem isolamento social em pandemia, diz prefeitura

Apenas 47% dos moradores de João Pessoa vem adotando o distanciamento social recomendado pelas autoridades de saúde como prevenção ao novo coronavírus (Sars-Cov-2). A informação foi divulgada pela Prefeitura de João Pessoa nesta quinta-feira (16) a partir de uma parceria com a startup pernambucana InLoco, que já havia informado o nível de isolamento social por estado, incluindo dados da Paraíba.

Ainda de acordo com a prefeitura, o serviço de monitoramento também revela os bairros da capital paraibana com maior incidência ou redução do isolamento social. Segundo o levantamento, o bairro que apresentou o menor índice foi o de Paratibe, com o índice de 33,9%, e o Portal do Sol mostrou o maior nível de distanciamento social, com 69,1%. O recomendado pelo Ministério da Saúde é de 70%, pelo menos.

“O sistema de monitoramento vai nortear novas ações preventivas para o enfrentamento do novo Coronavírus. Um núcleo de inteligência será montado na Secretaria de Planejamento, dando respostas às demais secretarias sobre o cumprimento, ou não, da medida de isolamento social, preconizada pelo Ministério da Saúde e adotada em vários países”, explicou secretária de Planejamento Daniella Bandeira.

 

"João

João Pessoa chegou a ter um índice de isolamento social de quase 51% no dia 14 de abril — Foto: Divulgação/Secom-JP

Com a nova ferramenta, a prefeitura informou que vai ser possível planejar ações para conter aglomerações ou evitar focos de possíveis aglomerações. O trabalho conjunto entre Secretaria de Planejamento, Secretaria de Saúde e a Guarda Municipal vão ser implementados para prevenir as aglomerações.

A Prefeitura de João Pessoa anunciou que o trabalho vai ser intensificado a partir do uso de carros de som, com conteúdo explicativo que retrata a gravidade da pandemia na capital paraibana. Como já vinha ocorrendo desde a adoção das primeiras medidas restritivas, drones serão empregados para sobrevoar a região e identificar possíveis áreas com maior número de pessoas.

 

Vírus espalhado

O secretário de saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, explicou que o número de bairros com pelo menos um caso de Covid-19 aumentou bastante, desde o registro do primeiro caso na capital paraibana. São 37 bairros de João Pessoa com pelo menos um caso, atingindo todas as zonas da cidade, um número equivalente a quase 58% do total de bairros.

“Nas duas últimas semanas, a cidade apresentou um aumento expressivo no número de casos. Precisamos da participação de todos para alcançar os resultados esperados com o isolamento social. Está provado que essa é a melhor forma de combater a propagação do vírus, dando mais tempo para a preparação do sistema de saúde”, disse o secretário de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui