Durante pandemia, cartório da Paraíba realiza, pela primeira vez na história, casamento online de 30 casais com registro em ‘blockchain’

As cerimônias e registros serão realizados de forma inteiramente online como medida de prevenção ao contágio do novo coronavírus.

O juiz de casamentos Romero Carneiro Feitosa vai presidir uma cerimônia do casamento de trinta casais na tarde desta quarta-feira (10), de forma online, através do aplicativo Zoom. O casamento será efetivado através de registro em ‘blockchain’.

As cerimônias e registros serão realizados de forma inteiramente online como medida de prevenção ao contágio do novo coronavírus. Desde o início da pandemia, o Tribunal de Justiça da Paraíba suspendeu os casamentos realizados de forma presencial.

“Após a cerimônia, os dados de cada casamento serão registrados em Blockchain, juntamente com o hash do vídeo da cerimônia, sendo possível a consulta no site do cartório através do Selo Digital do TJPB contido na certidão”, explicou Válber Azevêdo, titular do cartório.

Os casais vão poder ter acesso a certidão de casamento em papel (depois da devida assinatura deles e das testemunhas no termo de casamento) e também emitir uma Declaração de Registro em Blockchain no site do Cartório, assim como já é feito desde 2019 com os registros de nascimento. “Blockchain é uma tecnologia muito inovadora, os dados ficam armazenados de forma segura e imutável”, analisa Azevêdo.

Segundo ele, o casamento online pode ser uma inovação surgida a partir de uma demanda do isolamento social, mas que pode se tornar uma realidade no período pós-pandemia. ““É uma forma mais prática, uma solução mais rápida e eficiente. Cada casal, depois, da celebração os noivos e as testemunhas comparecem ao cartório para assinar o registro e receber a certidão do ato”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui