Existe possibilidade de nova cepa da covid-19 chegar a Paraíba, mas secretário garante que Lacen está preparado para identificação

“Num país globalizado como esse, de extensão territorial, não tem como conter a disseminação da cepa”, disse.

A nova variante do coronavírus, identificada no Japão em viajantes que estiveram no Estado do Amazonas, na Região Norte do Brasil, pode chegar a Paraíba. No entanto, o secretário de Estado da Saúde (SES-PB), Geraldo Medeiros, garantiu que o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) está preparado para identificar a nova cepa.

“Num país globalizado como esse, de extensão territorial, não tem como conter a disseminação da cepa. É uma questão só de tempo, mas nós esperamos que as vacinas atuais permitam a imunidade para essas variantes também, que é o mais provável. E consequentemente, com a campanha de vacinação nós teremos bloqueio da transmissibilidade”, revelou em entrevista ao ClickPB.

Ainda de acordo com o secretário, é possível que a variante venha com os pacientes de Manaus que serão transferidos para a Paraíba, mas garantiu que o Estado está preparado. “O Laboratório Central da Paraíba está vigilante em relação a identificação e o sequenciamento genético que é feito na Fiocruz ou Instituto Evandro Chagas, no Pará”, frisou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui