Presidente da CMJP explica que reajuste foi proposto devido defasagem salarial

Dinho destacou, em entrevista ao F5 na quarta-feira (20), que 15% do salário do deputado estadual deve ser praticado para os vereadores, conforme a lei.

O vereador e presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho (Avante) durante entrevista ao programa F5, da 89 Rádio Pop, nesta quarta-feira (20), opinou sobre o reajuste salarial para os vereadores, aprovado pelos parlamentares da Casa em 30 de dezembro de 2020.

Dinho explicou que, apesar de ser um assunto que não agrada a todos, o reajuste salarial é legítimo, pois desde 2012 os parlamentares não recebem aumento em suas remunerações e o acúmulo, durante esses noves anos, do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de 70%.

“Já houve uma intervenção através de uma liminar em primeira instância. Não é defender, porque defender esse assunto eu acho que desagrade alguns, mas eu tenho coragem de enfrentar e discutir porque o último aumento que se deu na Casa Legislativa foi em 2012. Estamos há nove anos sem reajuste, o IPCA acumulado desses anos todos é de 70%. Quando se discutiu reajuste na Câmara o salário era R$ 611,00. Hoje já está em R$ 1.100,00”, argumentou.

O presidente da CMJP também argumentou sobre o assunto, ressaltando que o reajuste não é anual, mas de uma legislatura para outra.

“O reajuste dos vereadores que se coloca não é anual, ele é de uma legislatura para outra, se não houver o reajuste ao final do término dessa legislatura, serão 13 anos sem reajuste salarial”, acrescentou.

A polêmica sobre o tema se deu devido ao fato das informações terem sido conduzidas e repassadas para a população em um momento de pandemia, de acordo com o parlamentar.

“A forma de conduzir e explicar isso a sociedade é que gerou críticas, devido ao momento que estamos vivendo com a pandemia e também houve um erro. Existe uma lei Federal, que está em vigor até dezembro, que proíbe qualquer tipo de aumento em qualquer instância, só que o reajuste que seria para equiparação para 2021 foi consultada no Tribunal de Contas e foi autorizada”, afirmou.

Dinho também explicou que 15% do salário do deputado estadual deve ser praticado para os vereadores, conforme a lei.

“Pela lei, 75% do salário do deputado estadual é para ser praticado pela Câmara. Então é lei, não estou inventando roda e nem estou defendendo o cúmulo do absurdo. Se não houver essa reajuste de uma legislatura para outra, vão ser 13 anos na defasagem do salário”, declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui