Filas estão proibidas em restaurantes de João Pessoa no Dia das Mães

De acordo com o decreto, os estabelecimentos comerciais poderão funcionar por dez horas contínuas

Filas de espera estão proibidas em restaurantes de João Pessoa neste domingo (9), Dia das Mães, conforme alertado pela Operação Previna-se, da prefeitura. As ações de fiscalização em bares e restaurantes da Capital serão intensificadas para garantir o cumprimento dos decretos municipal e estadual com medidas de prevenção àCovid-19.

De acordo com o novo decreto, bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e estabelecimentos similares estão liberados para abrir as portas das 6h às 22h, com apenas 30% da capacidade, se for local fechado, e 50% em espaço aberto.

“Não será permitido, por exemplo, fila de espera em restaurantes. Tem que agendar, porque vai ter que manter a mesma capacidade e não aglomerar”, disse a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Aline Grisi. A orientação vai para os proprietários e para os clientes.

Em cada uma das mesas, apenas oito pessoas no máximo, podendo aproveitar apresentação musical com a presença de até três músicos no palco, porém não é permitido dançar. Todos os presentes deverão seguir as medidas sanitárias estabelecidas no decreto.

“Nós estaremos atuando nos grandes centros comerciais da Capital, como os shoppings populares, o centro da cidade e nos grandes shoppings centers. Nossa finalidade é evitar aglomeração, verificando a capacidade de cada loja de receber pessoas, aglomerações na área interna e externa, verificar também se os comerciantes estão medindo a temperatura dos clientes, além do uso do álcool em gel”, explicou o secretário Rougger Guerra, da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP).

De acordo com o decreto, os estabelecimentos comerciais poderão funcionar por dez horas contínuas. Os representantes comerciais poderão definir horários diferenciados para seus funcionários para evitar aglomeração nos transportes públicos. Já os shoppings centers e centros comerciais poderão funcionar das 10h às 22h.

Os estabelecimentos que descumprirem qualquer ponto do decreto estão sujeitos à multa de até R$ 50 mil e interdição por até sete dias. Em caso de reincidência, o período de interdição passa para 14 dias.

A Operação Previna-se é uma ação conjunta entre O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa, com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Guarda Civil Metropolitana (GCM), além da Vigilância Sanitária Municipal, Procon-JP, e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semam) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Para denunciar descumprimento do decreto, a prefeitura disponibiliza os telefones 160 (Disque Aglomeração) ou (83)98600-4815, das 8h à 0h, de domingo a domingo.

Recomendações básicas
– mantenha o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas;
– use máscaras;
– lave sempre as mãos com água e sabão;
– use álcool em gel 70% de preferência tenha seu próprio recipiente para higienizar as mãos e objetos pessoais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui