Air France faz 1º voo de longa distância usando óleo de cozinha como combustível

A viagem, que durou cerca de sete horas, foi de Paris, na França, até Montreal, no Canadá.

A Air France fez  nesta semana o primeiro voo de longa distância usando Sustainable Aviation Fuel (SAF) (combustível de aviação sustentável, na tradução livre), cuja matéria-prima típica é o óleo de cozinha.

A viagem, que durou cerca de sete horas, foi de Paris, na França, até Montreal, no Canadá. Segundo a companhia, o uso do combustível alternativo evitou a emissão de 20 toneladas de CO2.

Na foto abaixo, é possível ver o caminhão de abastecimento ao lado da aeronave, carregado com sete toneladas de SAF, produzido na França em parceria com a Total.

AirFrance opera seu primeiro voo de longa distância equipado com Sustainable Avi
AirFrance opera seu primeiro voo de longa distância equipado com Sustainable Aviation Fuel (SAF) produzido na França
Foto: Reprodução / AirFrance

 

“Esse voo incorpora a ambição da indústria francesa de desenvolver uma liderança em descarbonização da aviação. É o resultado de nossos esforços conjuntos para criar uma indústria de produção de SAF francesa economicamente viável para todos os participantes”, disse Ben Smith, CEO da Air France-KLM, antes de o avião decolar.

O anúncio do voo vem ao mesmo tempo em que a França se prepara para aumentar o uso do combustível sustentável pelo setor de aviação.

A legislação francesa exige que as aeronaves usem pelo menos 1% de SAF até 2022 para todos os voos com origem na França, o que faz parte da ambição europeia programada para aumentar gradualmente 2% até 2025 e 5% até 2030, como parte do Acordo Verde Europeu.

“É reunindo competências que teremos sucesso na transição energética. Estado, indústria, companhias aéreas e autoridades locais devem unir forças para tornar a França um líder neste campo ”, disse o ministro dos Transportes da França Jean-Baptiste Djebbari, na cerimônia.

O Acordo Verde Europeu foi anunciado em 2019 pela Comissão Europeia, com políticas e estratégias para zerar as missões de gases estufa na atmosfera entre os países do bloco até 2050.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui