Preparar a cidade para receber bem o turista, sobretudo no pós-pandemia, é um dos propósitos da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo Municipal (Setur). Ao mesmo tempo em que o setor turístico se reorganiza para essa retomada, a Setur vem desenvolvendo ações e projetos para o retorno dessas atividades tão importantes para a economia da cidade. Neste domingo (13), é comemorado o Dia do Turista – data destinada a homenagear as pessoas que gostam de viajar para conhecer diferentes lugares, no Brasil ou ao redor do mundo.
Entre as ações da Setur este ano está a reabertura do Centro de Apoio aos Turistas (CAT), localizado na praia de Tambaú. No local, além da distribuição de material institucional dos pontos turísticos, uma equipe especializada está à disposição para prestar informação não apenas aos visitantes, mas também para a população que reside na cidade.
Outra medida importante tomada por determinação do secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, foi a reativação do CAT Móvel, que passou a circular pelos pontos turísticos da cidade para ampliar as informações sobre o destino. O CAT Móvel tem uma agenda diária e segue uma programação obedecendo a tendência de maior fluxo de turistas, seja no Centro Histórico ou nas praias nos finais de semana. É um contato importante para informar ainda mais os visitantes.
“Turista bem recebido é o maior cartão postal de qualquer destino turístico. Ele sempre volta e incentiva amigos e familiares a conhecer”, pontuou o secretário.
Mas a reativação dos CATs não foi a única medida tomada pela Setur desde janeiro deste ano. Conforme Daniel Rodrigues, há um intenso trabalho de pesquisas, reuniões, formatação de projetos que estão na agenda cotidiana de todos envolvidos com as atividades relacionadas ao turismo. “Estamos preparando João Pessoa para ser uma cidade inteligente, que seja diferenciada em todos os aspectos, porque entendemos que o turismo é o maior catalisador da economia paraibana, com geração de milhares de oportunidades e que movimenta a economia local”, disse.
Nesse sentido, a secretaria já apresentou uma série de projetos que estão em desenvolvimento. Criação de totens inteligentes, que passarão informações turísticas em três idiomas; roteiros pelas Igrejas instaladas no Centro Histórico; incentivo ao Turismo Náutico; instalação de equipamentos em uma área da Praia do Cabo Branco para o turismo acessível; elaboração de um roteiro que possa ser feito de bicicleta (Cicloturismo), entre outros.
O secretário de Turismo enfatizou também que é preciso pensar nas pessoas que trabalham diretamente com os turistas. Por isso, a Setur tem buscado parcerias com instituições para criar cursos de capacitação e qualificação profissional para que o atendimento aos turistas seja de alto nível. Ele entende que essa relação pessoal é fundamental para dar boa impressão aos visitantes. “O bom atendimento é um importante diferencial, que pode determinar o retorno ou indicação do destino, ou não”, afirmou Daniel Rodrigues.