Paraíba obtém melhor Índice de Ensino à Distância do Brasil, mostra pesquisa

Anteriormente, pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas indicou a Educação do Estado como a que melhor oferece oportunidades de ensino remoto aos alunos

A Paraíba é o Estado que possui o melhor Índice de Ensino à Distância (IEAD) em todo o Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela série ‘Políticas Públicas e as Respostas da Sociedade”, produzida pela Rede de Pesquisa Solidária (RPS), da qual o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) faz parte. Em 2021, o IEAD da Paraíba atingiu 8,89 pontos – um aumento de três pontos em relação ao ano passado; enquanto a segunda posição ficou com o Distrito Federal, com um IEAD de 8,33; e na terceira posição, os Estados de Minas Gerais e do Paraná, com IEAD de 7,78.

Mais uma vez, a Educação oferecida no Estado da Paraíba foi reconhecida nacionalmente pelos esforços empregados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), para promover um Ensino Remoto inclusivo e de qualidade para todos os estudantes da Rede Estadual durante a pandemia. Anteriormente, pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicou a Educação da Paraíba como a que melhor oferece oportunidades de Ensino Remoto aos alunos.

IEAD

Concebido por pesquisadores ligados à RPS com base no exame de documentos oficiais publicados pelos governos estaduais e pelas secretarias de educação (e, na falta destes, notícias e comunicados à imprensa), o IEAD mede, diariamente, a amplitude e o potencial de alcance dos programas de ensino a distância desenvolvidos pelos estados após o fechamento das escolas.

Em nota técnica, a RPS explica que o IEAD resume informações que são, por natureza, qualitativas em uma única medida quantitativa. “Assim, simplifica o acompanhamento dos planos estaduais e permite uma comparação das estratégias de cada uma das unidades da federação. A coleta de dados é baseada em decretos publicados pelos governos estaduais e pelas capitais e por publicações oficiais nos sites das secretarias de educação”.

O índice é formado por quatro componentes: meios de transmissão (os meios e canais utilizados para oferecer aulas a distância, vídeos ou conteúdo educacional aos estudantes, como rádio, televisão ou internet); formas de acesso (materiais, dispositivos e tecnologias disponibilizados para oferecer a alunos e professores acesso às aulas e aos conteúdos, como celulares, tablets, apostilas ou quaisquer formas de subsídio à internet); supervisão dos alunos (as responsabilidades de supervisionar e garantir a frequência dos alunos nas aulas, além do monitoramento das atividades propostas, são atribuídas a professores e escolas, às instituições educacionais dos governos, ou a ambos); e cobertura (os níveis educacionais cobertos, como infantil, fundamental e médio).

Evolução

O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, celebrou os índices e destacou a universalização da Educação na Rede Estadual de Ensino. “Essa pesquisa foi muito importante porque fez o levantamento dos sistemas remotos de todo o Brasil, e mostrou a evolução que nossa Educação teve. Já tínhamos uma boa colocação no ano de 2020, mas esse ano chegamos à maior nota do país. Isso nos dá uma responsabilidade muito grande para que na volta ao Ensino Híbrido possamos, cada vez mais, atender aos nossos alunos e universalizar este acesso à educação de qualidade”, comentou o secretário.

Regime Especial de Ensino na PB

Desde o dia 17 de março de 2020, foi instaurado na Paraíba o Regime Especial de Ensino, que é composto por uma série de ferramentas, ações e instrumentos que têm por objetivo continuar oferecendo Educação de qualidade aos estudantes da Rede Estadual de Ensino mesmo durante a pandemia.

Ao longo deste período, se destacam várias ações como a Plataforma Paraíba Educa, que integra professores e alunos em todo o Estado; a TV Paraíba Educa, que disponibiliza aulas pela televisão aberta que alcança 45 municípios, 296 escolas e 150 mil alunos; o uso do Google Classroom para aulas; o Aplicativo Paraíba Educa, com dados patrocinados para professores e alunos; e mais recentemente, o Programa Paulo Freire, que tem por objetivo promover a inclusão digital dos educadores através da cessão de computadores portáteis para todos os professores ativos da Rede Estadual de Ensino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui