Manchas de óleo são vistas em 7 praias da PB; investigações são iniciadas

Vestígios mais recentes foram registrados desde 31 de dezembro do ano passado.

Diante do surgimento de manchas de óleo em praias da Paraíba, desde a virada do ano, uma reunião entre instituições federais ocorreu nessa segunda-feira (10), em Brasília, para início das investigações. Foram apresentadas análises iniciais sobre o episódio e ainda houve debate de como a rede de pesquisadores, que ajudou no derramamento de óleo em 2019, pode ajudar no novo incidente. Segundo o governo federal, as manchas foram encontradas em pelo menos sete locais do estado.

De acordo com as investigações, as primeiras amostras foram coletadas pela Capitania dos Portos da Paraíba no dia 31 de dezembro de 2021 e enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, no Rio de Janeiro.

A conferência online teve participação de representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Marinha do Brasil, IBAMA, INPE/MCTI e instituições de pesquisa.

“É importante que esta rede de pesquisadores esteja sempre conectada compartilhando informações e garantindo o contínuo avanço de nossas habilidades e competências para lidar com desastres antrópicos no mar”, disse o secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui