Vacinação de crianças na Paraíba deve começar sábado, diz Geraldo Medeiros

Em João Pessoa, por exemplo, pontos de vacinação devem ser instalados em atrações tradicionalmente frequentadas por crianças acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

De acordo com Geraldo Medeiros, secretário de Saúde da Paraíba, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 deve começar neste fim de semana no estado. As doses serão distribuídas pela SES-PB logo após o desembarque. O gestor destacou que a imunização deve acontecer em pontos específicos com as doses destinadas aos pequenos. A expectativa é de que as primeiras sejam aplicadas no próximo sábado (15).

Em entrevista à TV Tambaú, Geraldo disse que os imunizantes devem chegar ao estado na próxima quarta (12) ou quinta-feira (13). “Provavelmente, no final de semana já deveremos iniciar a vacinação de crianças, começando por aquelas com deficiência permanente”, explicou.

No estado, a imunização deve acontecer das crianças mais velhas para as mais novas. As doses são fabricadas pela Pfizer e são específicas para a faixa etária. O conteúdo líquido corresponde a 1/3 da dosagem tradicional destinada ao público adulto. A vacina será dada em duas doses e com 21 dias de intervalo – assim como nos adultos.

Em João Pessoa, por exemplo, pontos de vacinação devem ser instalados em atrações tradicionalmente frequentadas por crianças acompanhadas pelos pais ou responsáveis. A lista contempla o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, e o Parque Solon de Lucena, a Lagoa.

Confira outros pontos detalhados na entrevista exibida no Tambaú da Gente Manhã, da TV Tambaú

  • Desafios do momento

“Ao logo de dois anos estamos sofrendo com a maior tragédia sanitária o século. Nós, felizmente acreditamos que neste ano de 2022 iremos vencer essa doença”.

  • Diminuição no número de dias de quarentena – de 14 para 7

“Essa é uma atualização que tem como base estudos e dados do Centro de Controle de Doenças Infecciosas dos Estados Unidos. Se observou que, com cinco dias se você não tem nenhum sintoma e nem febre, você realiza o teste de antígenos da Covid-19. Se ele resultar negativo você deve ser liberado. Obedecendo entre o quinto e décimo dia para que não haja contato com pessoas com perfil de risco, como idosos, pessoas com doenças imunossupressoras e evitando ir a bares, restaurantes e ambientes onde vai se tirar a máscara”.

  • Testes nas vacinas

Os trabalhos executados pelo próprio laboratório (Pfizer) com mais de 2.700 crianças não teve eventos adversos garantindo que a vacina é segura.  A vacina específica para crianças é segura e tem eficácia corroborando com as agências sanitárias que também aprovam a vacina. Não há motivos para pais, mães e responsáveis não ficarem apreensivos”.

  • Eventos de verão na Grande João Pessoa

“Em um ambiente desses onde as pessoas se aglomeram diante de um palco, na entrada do evento, apresentando o passaporte vacinal, o risco de contaminação por H3N3 é alto. Além disso, a variante Omicrôn, da Covid-19, se concentra nas vias aéreas”. “Ela acometerá muitas pessoas. Há necessidade de reavaliar a realização desses eventos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui