Caminhonete derruba poste e mais de 400 casas ficam sem energia elétrica no Castelo Branco

Estrutura de ferro ficou retorcida sobre o veículo.

Uma caminhonete destruiu um poste na madrugada desta quarta-feira (23), no bairro do Castelo Branco, em João Pessoa. O caso foi registrado na avenida Polônio Nóbrega. O acidente deixou 465 clientes da região sem o fornecimento de energia elétrica.

Segundo testemunhas, o caso aconteceu por volta das 3h. Não há informações sobre feridos. O condutor da caminhonete não havia sido localizado até a publicação desta matéria. A via foi sinalizada e o trecho está interditado.

Equipes da Energisa – empresa responsável pela distribuição de energia elétrica – foram acionadas ao local. O trabalho de troca do poste deve ser concluído ainda pela manhã, quando também deve ocorrer a retomada da energia nas residências.

De acordo com a Energisa, uma equipe da concessionária está no local desde às 05h15 de hoje. “Ao verificar o ocorrido foi preciso acionar a SEMOB de João Pessoa”. A previsão é que a energia seja reestabelecida às 12h.

Estatísticas
Em cinco anos, foram contabilizados 3057 acidentes com batidas em postes na Paraíba. Apenas em dezembro de 2021 e na primeira quinzena de janeiro deste ano, a Energisa já contabilizou 90 acidentes com abalroamento em postes. Durante o verão e nos meses de férias, especialmente em janeiro, além de festividades de fim de ano e Carnaval, esse tipo de acidente aumenta bastante.

Quem derruba um poste, tem que pagar

Com base nos artigos 186 e 927 do Código Civil, no caso de abalroamento em postes, o motorista que provocou o acidente deve pagar pelos danos causados. Após o ocorrido, uma equipe da Energisa entra em contato com o responsável para que o poste, os equipamentos e o serviço sejam ressarcidos. O valor pode ser negociado e pago parcelado ou à vista.

Outro aspecto importante é o de segurança. Com o impacto da batida, pode haver ainda o risco de choque elétrico tanto para o acidentado como para quem está nas proximidades devido a possibilidade de rompimento de cabos de energia. Por isso, a Energisa orienta que, se possível, os ocupantes do veículo envolvido no acidente esperem o socorro/atendimento dentro do carro, sem tocar o chão, partes metálicas e cabos, e esperar uma equipe da concessionária chegar ao local e realizar os procedimentos necessários com segurança. Quem passar perto da colisão deve manter distância e avisar imediatamente a Energisa por meio do 0800 083 0196

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui