O artista plástico Roberto Nascimento vai representar a Paraíba na exposição de comemoração dos 100 anos da primeira transmissão de rádio no Brasil, em Brasília. É a “Rádio em Movimento”, ação promovida pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).
A exposição está prevista para o mês de novembro, no 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão. Ao total, 27 peças artísticas farão parte de uma grande ação de combate à fome.
A obra de Roberto poderá ser uma delas. O artista paraibano já iniciou a confecção do aparelho de rádio Capelinha – modelo que teria sido utilizado na primeira transmissão oficial no país. Ele já realizou o acabamento em madeira e agora está na fase de criação de identidade visual do seu rádio.
Durante a edição do programa ‘Festa na Roça’, da TV Tambaú, deste sábado (18), o artista plástico mostrou a peça que irá desenhar e abriu a participação do público para contribuir com ideias para a arte.
“Resgatar as origens. Espero poder fazer alguma coisa que represente nossa cidade lá fora. Eu ainda tô imaginando o que fazer, mas qualquer pessoa que tenha uma ideia eu prometo que eu vou olhar. Quem sabe alguém daqui não pode dar uma ideia que vai ser (selecionada)”, afirmou o artista plástico.
Conhecido regionalmente por seu trabalho como artista plástico, Roberto foi selecionado pela associação estadual de radiodifusão. Ele vai pintar a réplica do aparelho de rádio.
Mostra Rádio em Movimento
Unindo arte e cultura, a ação promovida pela ABERT foi lançada em abril deste ano. O evento promoverá homenagens ao centenário da Semana de Arte Moderna, também comemorado em 2022.