A cebola é uma das hortaliças de maior consumo em todo o mundo por ser a base de muitos preparos na cozinha. Em João Pessoa, quem foi ao supermercado ou à feira livre nas últimas semanas notou o aumento de preço desse produto. Seja branca ou roxa, o quilo da cebola, é encontrado por até R$ 11.
O Portal entrou em contato com a Ceasa de João Pessoa para saber o motivo do aumento de 35% nos últimos 30 dias. Entre vários fatores, um se destaca: problemas no processo de transporte.
Segundo Gilmaudo Figueiredo, do Sistema de Pesquisa de Preço do Ceasa, esse aumento de preço é devido as chuvas recorrentes no estado da Bahia, de onde a hortaliça vem. “Assim como o tomate, a cenoura e a batata inglesa, a cebola vêm do município São Francisco, no estado da Bahia e lá têm chovido muito, fazendo com que esses alimentos entrem em contato com a água durante o transporte e acabem apodrecendo”, explicou.
Para Gilmaudo, o processo de perda desses produtos gera a escassez do alimento, fazendo subir o preço final que chega ao consumidor.
Como substituir a cebola
Quando se fala sobre temperar um prato, um dos primeiros ingredientes que vem a cabeça é a cebola. Desde os pratos mais simples até os mais elaborados, ela é bastante utilizada na cozinha.
E para fugir do aumento de preço, saiba dicas de como substituir a cebola nos pratos:
- Ervas frescas, como: salsinha, cebolinha, manjericão, o louro e o alecrim.
- Gengibre
- Alho e Alho-poró
- Pimentão (verde, vermelho e amarelo)
- Especiarias, como: pimenta-do-reino, cominho, açafrão, cúrcuma e páprica.