Preço da cebola sobe 35% em João Pessoa; saiba motivo

Portal entrou em contato com o Ceasa para saber o motivo do aumento nos últimos 30 dias

A cebola é uma das hortaliças de maior consumo em todo o mundo por ser a base de muitos preparos na cozinha. Em João Pessoa, quem foi ao supermercado ou à feira livre nas últimas semanas notou o aumento de preço desse produto. Seja branca ou roxa, o quilo da cebola, é encontrado por até R$ 11.

O Portal  entrou em contato com a Ceasa de João Pessoa para saber o motivo do aumento de 35% nos últimos 30 dias. Entre vários fatores, um se destaca: problemas no processo de transporte.

Segundo Gilmaudo Figueiredo, do Sistema de Pesquisa de Preço do Ceasa, esse aumento de preço é devido as chuvas recorrentes no estado da Bahia, de onde a hortaliça vem. “Assim como o tomate, a cenoura e a batata inglesa, a cebola vêm do município São Francisco, no estado da Bahia e lá têm chovido muito, fazendo com que esses alimentos entrem em contato com a água durante o transporte e acabem apodrecendo”, explicou.

Para Gilmaudo, o processo de perda desses produtos gera a escassez do alimento, fazendo subir o preço final que chega ao consumidor.

Como substituir a cebola

Quando se fala sobre temperar um prato, um dos primeiros ingredientes que vem a cabeça é a cebola. Desde os pratos mais simples até os mais elaborados, ela é bastante utilizada na cozinha.

E para fugir do aumento de preço, saiba dicas de como substituir a cebola nos pratos:

  • Ervas frescas, como: salsinha, cebolinha, manjericão, o louro e o alecrim.
  • Gengibre
  • Alho e Alho-poró
  • Pimentão (verde, vermelho e amarelo)
  • Especiarias, como: pimenta-do-reino, cominho, açafrão, cúrcuma e páprica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui