Saúde da mulher: Prefeitura de João Pessoa realiza mutirão de exames

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Saúde, vai realizar um mutirão de exames citológicos para as mulheres de 25 até 64 anos de idade.

Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Saúde, vai realizar um mutirão de exames citológicos para as mulheres de 25 até 64 anos de idade. A ação acontecerá nesta quinta-feira (20) e terça-feira (25) em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e no sábado (22) em 26 USFs distribuídas nos cinco Distritos Sanitários da Capital.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde do município, Alline Grisi, o objetivo do mutirão é prevenir a saúde das usuárias, principalmente contra as doenças do colo de útero. “Embora a realização do exame citológico já faça parte da rotina de uma Unidade Básica de Saúde, ações como esta são importantes para promover e incentivar ainda mais o autocuidado feminino”, destacou.

Os exames serão realizados por demanda espontânea, ou seja, a usuária não precisa agendar. Para participar do mutirão, as mulheres que se enquadram na faixa etária dos 25 até 64 anos podem se dirigir à USF mais próxima de sua residência e serão atendidas pelas equipes de saúde da família.

O horário de atendimento na quinta-feira (20) e terça-feira (25) será das 7h às 11h e das 12h às 16h. Já no sábado (22), o funcionamento será das 8h às 16h. É importante apresentar um documento oficial de identificação com foto e o cartão SUS.

Citológico – O exame citológico é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Esse rastreamento deve ser oferecido às mulheres que estejam na faixa etária entre 25 e 64 anos e que já tenha iniciado a vida sexual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui