O programa Opera Paraíba Itinerante realizou 75 cirurgias da última sexta-feira até esse domingo (7), no Hospital Regional de Piancó. Foram procedimentos de hérnia, vesícula e histerectomia, que devolveram aos pacientes a oportunidade de voltar às atividades do dia a dia. A ação beneficiou a população de 18 municípios do Vale do Piancó.
Um dos beneficiados foi agricultor Davi Higino, da cidade de Aguiar, que fez cirurgia de vesícula, na última sexta-feira (5). “Desde o fim do ano passado eu vinha sentido muita dor e vomitando, por isso tenho evitado fazer muita coisa, e eu creio que com a cirurgia vai facilitar mais. Dei entrada nos exames pela Secretaria de Saúde da minha cidade e agora estou aqui. Foi bem rápido”, lembrou.
Cada ciclo do programa têm o objetivo de ampliar o volume de cirurgias e, assim, contemplar um maior número de pessoas com a redução do tempo de espera por um procedimento especializado.
“Só sabe a necessidade e a importância de um programa como o Opera Paraíba quem está sentindo a dificuldade. Por isso, buscamos oferecer o melhor serviço a todos os pacientes que confiam em nós, com um tratamento acolhedor e muito responsável”, comenta o diretor-geral do hospital, Andiry Leite.
O Opera Paraíba foi criado para reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas e já realizou quase 46 mil cirurgias. O programa contempla 81 procedimentos cirúrgicos.