O Procon-PB divulgou, na tarde desta segunda-feira (27), um balanço da ‘Operação Black Friday’, que ocorreu nos dias 23 e 24 deste mês, abrangendo 100 estabelecimentos comerciais em João Pessoa, Campina Grande e Guarabira, além de lojas virtuais.
Durante a operação, foram fiscalizados 100 estabelecimentos, entre lojas presenciais e virtuais, com o intuito de garantir a transparência nas ofertas, evitar práticas abusivas e proporcionar uma Black Friday segura para os consumidores.
O Procon-PB emitiu um total de 59 autos de infração e 46 autos de constatação e notificação durante a operação. “Esses resultados destacam o compromisso da autarquia em combater irregularidades e garantir a integridade nas transações comerciais”, destaca nota divulgada pelo órgão de defesa do consumidor.
Principais infrações identificadas
- Publicidade enganosa – Foram identificadas práticas de publicidade enganosa, induzindo o consumidor ao erro por meio de placas alusivas à Black Friday;
- Falta de informação de preços – Alguns estabelecimentos não disponibilizaram informações dos preços praticados nos últimos três meses dos produtos em oferta, desrespeitando a transparência necessária;
- Produtos expostos sem informação do preço original e promocional – Em diversos casos, os produtos foram expostos sem a devida informação do preço original e do preço promocional, prejudicando a clareza para o consumidor;
- Exigência de parcela mínima – Alguns estabelecimentos estavam exigindo parcela mínima para compras realizadas no cartão é considerada uma prática abusiva e proibida.
“O PROCON-PB REITERA SEU COMPROMISSO EM PROTEGER OS CONSUMIDORES PARAIBANOS, GARANTINDO QUE A BLACK FRIDAY SEJA UMA OPORTUNIDADE REAL DE ECONOMIA E NÃO UMA ARMADILHA. A FISCALIZAÇÃO INTENSA VISA MANTER A INTEGRIDADE DO MERCADO E A CONFIANÇA DOS CONSUMIDORES NAS PRÁTICAS COMERCIAIS”, DISSE O ÓRGÃO.
Informações
Para mais informações, esclarecimentos ou denúncias, o Procon-PB orienta os consumidores a entrar em contato com o órgão pelo WhatsApp (83) 9863-5284, pelo número 151 ou pelo site www.procon.pb.gov.br.