Inmet prevê chuvas acima da média em parte do país e impacto positivo em safras do Norte e Nordeste

Já em áreas da Região Norte e parte norte do Nordeste, onde as chuvas devem ser mais intensas, as temperaturas devem permanecer próximas da média histórica, variando entre 26°C e 28°C.

merecedestaque.com

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta semana a previsão climática para abril de 2025, apontando chuvas entre a média e acima da média em grande parte da Região Norte, com exceção do leste do Acre, divisa do Amazonas com Roraima, Amapá e sul do Tocantins, onde os volumes podem ficar abaixo da média histórica.

Na Região Nordeste, a expectativa é de chuvas acima da média no centro-norte, enquanto grande parte da Bahia deve registrar volumes próximos da média, com precipitações inferiores a 140 mm.

As Regiões Centro-Oeste e Sudeste terão chuvas próximas ou abaixo da média, com volumes inferiores a 200 mm. No entanto, áreas do leste da Região Sudeste devem receber precipitações acima da média, podendo ultrapassar 140 mm.

Na Região Sul, a previsão indica chuvas abaixo da média no extremo-sul do Rio Grande do Sul e na parte central de Santa Catarina. Nas demais áreas, os acumulados devem ser próximos ou acima da média, superando 100 mm em diversos pontos.

Impacto agrícola nas principais regiões produtoras

O cenário climático previsto pelo Inmet pode beneficiar as culturas de primeira e segunda safras em áreas agrícolas do Norte e centro-norte do Nordeste, onde as chuvas mais regulares favorecem o desenvolvimento das plantações.

Por outro lado, na Bahia, a redução dos volumes pode comprometer o plantio do milho segunda safra devido à umidade reduzida no solo. No entanto, essa condição pode facilitar a colheita da soja, especialmente nas regiões centro-sul e centro-norte do estado.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é de chuvas mal distribuídas, concentradas principalmente no leste do Sudeste, onde as condições favorecem o manejo da cana-de-açúcar, do café e das culturas de segunda safra. Já a redução das chuvas, embora beneficie a colheita da soja, pode dificultar o avanço do plantio de segunda safra em outras áreas.

No oeste da Região Sul, os volumes previstos acima da média histórica devem contribuir para a recuperação da umidade do solo, o que favorece o desenvolvimento das lavouras.

Temperaturas acima da média predominam no Centro-Sul

A previsão também indica temperaturas acima da média em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além do interior da Região Nordeste, com valores superiores a 24°C.

Já em áreas da Região Norte e parte norte do Nordeste, onde as chuvas devem ser mais intensas, as temperaturas devem permanecer próximas da média histórica, variando entre 26°C e 28°C.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui