O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã deste domingo (18) um alerta laranja de perigo de acumulado de chuvas para João Pessoa, Campina Grande e outras 99 cidades da Paraíba. A previsão indica chuvas intensas e ventos fortes até a próxima quinta-feira (23), com risco de alagamentos, quedas de árvores e cortes de energia elétrica.
Além do alerta laranja, o Inmet também publicou um alerta amarelo, de perigo potencial, para 128 municípios, incluindo parte das cidades já contempladas no aviso de maior severidade. No sábado (17), havia um alerta amarelo para 68 cidades, atualizado com a intensificação das condições meteorológicas.
Entenda os níveis de alerta
🔸 Alerta Amarelo (perigo potencial):
-
Chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia
-
Ventos entre 40 e 60 km/h
-
Riscos: baixos, mas há possibilidade de cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas
🔶 Alerta Laranja (perigo):
-
Chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia
-
Ventos entre 60 e 100 km/h
-
Riscos: médios a altos de alagamentos, quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia e raios
Recomendações do Inmet
A população deve:
-
Evitar se abrigar sob árvores
-
Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda
-
Evitar o uso de eletrônicos conectados à tomada durante tempestades
Em caso de emergência, acione:
-
Defesa Civil: 199
-
Corpo de Bombeiros: 193
Cidades sob alerta laranja (perigo) incluem:
João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Sapé, Guarabira, Mamanguape, Itabaiana, Queimadas, Mari, Alhandra, Alagoa Grande, Bananeiras, Solânea, Rio Tinto, Pilar, Pedras de Fogo, entre outras. Ao todo, 101 municípios estão sob risco moderado a alto de eventos adversos.
Cidades sob alerta amarelo (perigo potencial):
Além das cidades em alerta laranja, outros municípios como Soledade, São Vicente do Seridó, São João do Cariri, Serra Branca, Sumé, Taperoá e dezenas de localidades no interior do estado entram na lista, totalizando 128 municípios com risco de chuvas intensas.
A orientação é que toda a população da Paraíba se mantenha atenta às atualizações dos órgãos oficiais e adote medidas preventivas para evitar acidentes e prejuízos durante o período de instabilidade climática.