Uma agência bancária foi autuada e outras seis notificadas pelo Procon-JP por descumprirem normas de atendimento ao consumidor, incluindo o tempo máximo de espera em filas. A fiscalização, iniciada na quarta-feira (30), segue até esta sexta-feira (1º de agosto) em João Pessoa.
De acordo com a legislação, o tempo de espera não pode ultrapassar 20 minutos em dias normais; 35 minutos em vésperas ou após feriados prolongados; e 30 minutos em datas de pagamento de servidores públicos, vencimento de contas ou tributos.
O secretário do Procon-JP, Junior Pires, destacou que os fiscais também verificam outros itens obrigatórios:
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Estacionamento exclusivo para carros-fortes e acesso independente para carga e descarga de valores;
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Condições adequadas de atendimento, como cadeiras, água potável, banheiros adaptados e rampas de acesso;
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Acessibilidade, incluindo cadeiras de rodas disponíveis, caixas eletrônicos adaptados e painéis eletrônicos com aviso sonoro;
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Informações claras sobre direitos do consumidor e disponibilização do Código de Defesa do Consumidor;
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Cumprimento da Lei Municipal 14.617/2022, que prevê inclusão do símbolo da Síndrome de Down nas placas de atendimento e reserva de vagas prioritárias.
O banco autuado está sujeito a multas e tem 10 dias para apresentar defesa.
Canais de atendimento do Procon-JP:
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Sede: Av. Pedro I, 382, Tambiá – das 8h às 17h
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Telefone: 0800-083-2015
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WhatsApp: (83) 98665-0179
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Instagram: @procon_jp
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Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br
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